segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Recomeçar uma Horta em Fontanelas

A mudança está feita! Estamos finalmente instalados em Fontanelas, numa casa que nos apaixonou desde o primeiro instante, mas que necessita um montão de obras e pinturas que temos vindo a fazer em modo non stop. O Simão está sempre connosco, o que torna as tarefas mais lentas, senão mesmo impossíveis, por vezes.
Custou-me muito abandonar a minha horta da Terceira, mas estou cheia de energia para recomeçar outra aqui. As coisas também estavam em final de ciclo, como nós, mas as abóboras estavam agora no seu auge.


Como se pode ver aqui, as folhas quase que nos entravam pela casa dentro, chegaram mesmo a invadir o estendal da roupa.



E mesmo sem estarem completamente "feitas", caíram muitas na panela da sopa. Outras acabaram em casa de amigos para que não ficassem abandonadas no quintal quando saíssemos da ilha. Se fosse possível trazê-las têlo-ia feito pois eram deliciosas.



As nossas alfaces já estavam cheias de flor e prontas a dar sementes, mas deixei-as lá, mesmo. Não fui capaz de as arrancar da terra para pôr no lixo, depois de tantas folhas deliciosas que nos deram.


A hortelã estava linda e a crescer cheia de um aroma fantástico, os brócolos deram poucas flores, mas as folhas eram deliciosas e encheram os nossos smoothies de verde. As couves ainda estavam pequenas, mas mesmo assim ainda aproveitei algumas folhas.


Os tomateiros estavam agora a dar os primeiros frutos ainda muito verdinhos, mas não cheguei a conhecer-lhes o sabor. Fica para a próxima...



E por fim, este nabo maravilhoso! Pensei que não ía dar nada, e afinal, para além daquelas nabiças fantásticas que caíram na sopa e nos smoothies, também ganhei um nabo!

Agora resta-me recomeçar! Assim que tiver tudo organizado por aqui vou deitar mãos à obra! A nossa senhoria, a Teresa, quando arrendámos esta casa, emprestou-nos o terreno encostado ao nosso, onde ela tem a sua própria casa, para fazermos a nossa horta. São só 4000m2!!! :) Já estou a imaginar-me...
Assim que tiver uma mesa disponível e não tiver que escrever em cima das pernas como estou agora, vou deixar aqui mais novidades sobre este nosso recomeço em Fontanelas. Tenho ainda muito trabalho pela frente, incluindo a preparação do ano letivo das crianças em ensino doméstico. Espero que o futuro nos sorria, que as coisas nos corram bem, que possamos assentar por aqui durante uns tempos.

11 comentários:

  1. Vão dando notícias. :-)
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Tudo de bom e as maiores felicidades neste novo recomeço!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O mundo é tão, mas tão pequeno!!
    Não sei se o mail que enviei alguma vez chegou e foi lido, mas hoje quando vejo o vosso regresso....ainda para mais em Fontanelas!!!

    Que saudades...são as minhas melhores recordações de infância e adolescência, pois era onde passava os fins de semana e férias. E que saudades da Aguda.

    Obrigada por partilharem os vossos momentos e que tudo corra lindamente!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Miguel! Vamos ter saudades!
    Obrigada Té!
    Rosa: a mensagem foi recebida, lida e respondida, creio. Costumo responder aos comentários, mas pode ter falhado... :)
    Ainda nos havemos de conhecer. Adoro Fontanelas e a casa onde estamos. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Oh que maravilha, já estou a imaginar aventuras fantásticas em Fontanelas. 4000m2? isso não é uma enormidade de um terreno?
    Fico feliz de finalmente te dedicares ao teu sonho de ensino doméstico, estou certa que vamos aprender imensas coisas contigo.

    Tudo de Bom

    Grande abraço da Quinta da Vinagreira

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel
    este ano também vamos iniciar uma hortinha... mas sou uma ignorante nesta área!Vou começar a preparar o terreno, instalar um sistema de rega e a pesquisar o que se semeia nesta altura do ano... Será que conhece algum site com boas dicas para principiantes?!
    Bom recomeço!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula.
      Sei que a pergunta não foi para mim e desculpa a "abelhudice" mas podes encontrar as melhores dicas do que semear e quando no Jornal com dezenas de anos e sempre atualizado:Borda d'água (vende-se em qualquer quiosque de esquina ou papelaria).
      Inclusivamente certos tipos de hortículas para os quais não necessitas sequer de sistema de rega

      Eliminar
    2. Obrigada Carlitos. Vejo que tens umas coisas para nos ensinar. O Zé está sempre a falar da tua horta!!! LOL Estamos entusiasmados, no mínimo. Beijinhos

      Eliminar
  7. Aqui vai um montão de energia positiva para este novo recomeço e como só a energia é capaz de não fazer muito, brevemente espero fazer-vos uma visita e emprestar pelo menos dois braços!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vossa presença será sempre bem vinda. Temos saudades vossas. Traz as crianças!!! E obrigada pela boa energia!!! Às vezes chega!! :)

      Eliminar