terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Horta - Favas, Morangos e Batatas

Ontem voltámos à horta. Depois de toda a chuva que tem caído nos últimos, e não só últimos tempos, conseguimos finalmente pôr um pezinho na horta. Pena minha que não tenha sido para transplantar todas as couves, brócolos, alfaces e espinafres que semeei há mais de dois meses atrás e que não aguentaram este tempo terrível. Mas pelo menos foi possível passar um dia de sol a preparar os canteiros para o que há-de ser plantado. Sementeiras só farei quando o tempo aquecer para que as possa ver crescer.
No caminho para a horta encontrámos este amigo a comer umas folhinhas do nosso jardim. Fotografámo-lo para recordação, mas deixámo-lo sossegado a degustar a refeição. Devo aqui dizer que quem tomou conta da reportagem fotográfica foi a Madalena. Quase todas as fotos são da sua autoria. Eu não teria feito melhor!!!



Foi bom ver as favas tão bonitas e inteiras mesmo depois da tempestade. Estavam cheias de ervas, mas depois de limpas ficaram uma beleza. 




No início do outono semeei umas batatas que nunca cresceram grande coisa devido à pobreza do solo que aqui temos. Mas tinham sobrado duas batateiras, mirradinhas, mas vivas. Resolvemos, eu e os miúdos, lá ir vasculhar se haveria alguma batatita para amostra. E para grande surpresa nossa, lá estavam elas, pequenas mas lindas. Ficámos tão orgulhosos... é tão bom colher o que semeamos... As crianças ficaram tão felizes por aprenderem a "cavar batatas" que ajudaram a  arranjar o canteiro para mais tarde lá semearmos outras coisas. Foi uma tarefa árdua para os pequenos braços deles, mas uma grande ajuda.
Claro que o Simão e o Lourenço levam sempre as coisas com um entusiasmo especial e depois de arranjarem o canteiro ainda foram buscar forças para o canteiro deles!!





Depois destas aventuras, deitei mãos à obra para fazer o canteiro dos morangos. Levei a tarde toda, mas gostei do resultado. Depois da parte de construção e estética, tratei de enriquecer o solo com terra da boa e muito estrume. Misturamos sempre tudo muito bem com a areia para conseguirmos que alguma coisa lá cresça. O terreno da nossa horta é de areia e por isso nutrientes é coisa que falta sempre, mas temos conseguido ultrapassar esse problema com terra e estrume. Amanhã vamos colocar os morangos e esperar que cresçam tão bem como as favas. Vai ser mais uma tarde divertida na horta.




O Lourenço e o Simão, depois de terem preparado o canteiro começaram a escavar um buraco onde acabaram a saltar e a dar cambalhotas. O Simão teve que pedir ajuda para sair lá de dentro diversas vezes tão grande ele era!!! :) Depois disto só mesmo a banheira como destino!! E a roupa? Não sei se voltará a ser a mesma, mas eles estavam tão felizes...


2 comentários:

  1. bonita reportagem :) o meu quintal está repleto de trevos, com tanta chuva não temos cuidado nada dele. já apetece a primavera com dias mais quentinhos. esses bichinhos da primeira foto também costumam aparecer por aqui, mas passava bem sem eles :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,

    Que dia tão bem passado. As crianças divertiram-se imenso.
    Beijinhos.
    Francisca

    ResponderEliminar