domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Horta: Favas em flor e dores nas costas



Ontem foi dia de horta. E mesmo sozinha com os miúdos em casa não podia deixar passar mais tempo. Ainda por cima com as previsões de mau tempo para hoje e pouco tempo livre para a semana, tinha mesmo que tratar dos canteiros este fim de semana. O tempo não era muito para tudo o que queria fazer, mas meti na cabeça que era possível e lá fui eu.
As crianças ficaram encarregues de se alimentarem sozinhas e tomarem conta da lareira.


O engenheiro Simão deu uma ajuda a semear ervilhas, mas fazer o canteiro com ele por perto não foi tarefa fácil. No inicio ainda colocou uma ervilha em cada buraco, mas depois, com o saco na mão e tantas ervilhas disponíveis achou que o melhor era atirá-las ao ar e ver onde caíam. Mas no fim acabou tudo certinho...
Depois preparámos a terra para as cebolas, alho francês e alfaces. Ainda não ficou nada semeado, mas pelo menos a terra ficou pronta. 
Já mesmo ao final do dia, com as costas a doer e as mãos a arder, consegui acabar de preparar a terra para as batatas e deixá-las já semeadas.



Gostei de ver o resultado, mas as dores nas costas deixaram-me quase sem me conseguir mexer. Hoje acordei com dores em todo o corpo e em alguns músculos que já nem me lembrava que tinha. Até as pernas estão doridas. Que grande tareia!!! Mas quando espreitei à janela para ver a horta achei que valia a pena. Então quando começar a ver as coisas a crescer ainda me vai saber melhor o esforço. Estou contente com o resultado. Agora falta semear alhos, cebolas e alfaces e preparar mais uns canteiros para as couves e afins!! Mas isso fica para outro dia...

4 comentários:

  1. Que bom!!! Queria ter um espaço assim para poder ter uma horta também.
    Tenho uma na varanda mas ando meio desanimada com ela.
    Acho que preciso de incentivos como este.
    Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha...sim sei bem o que são as dores nas costas de cavar a terra, mas sentimo-nos tão felizes de ver a horta a se preparar para receber os legumes que vão alimentar a família. O nosso quintal está lindo, temos ido todos os dias fazer qualquer coisa e já se começa a ver resultados que nos enchem de orgulho.

    ResponderEliminar
  3. Olá, o link não tem a ver directamente com o post, mas é sobre homeschooling, http://bundleoftheweek.com/?ap_id=ritad , via http://busywomanstripycat.blogspot.pt/ .

    Votos de bom dia:)

    Elsa

    ResponderEliminar