quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Entre Lãs e Agulhas se Faz uma Bolsa

Na semana passada começámos um projeto de um tear de cartão. Achei que talvez fosse divertido mas não julguei que o entusiasmo fosse tanto. Até o Simão quis participar!
A Madalena quis fazer uma bolsa para o seu telemóvel e o Lourenço uma bolsa para o dinheiro que vai ganhar com a venda dos seus jornais e livros de histórias. Esta ideia dos jornais e histórias irei falar num próximo post.

Vou deixar-vos aqui as intruções de como construirem um tear e uma bolsa.
Comecem por cortar um cartão maior do que as dimensões do telefone.





De seguida, deverão marcar pontos com um intervalo de 0,5 cm nas margens superior e inferior do cartão. Com a tesoura, cortar 0,5cm de comprimento, a partir de cada um dos pontos marcados.
Prender a linha na primeira ranhura superior,com um nó. Passar a linha na vertical em cada ranhura da esquerda para a direita de forma a que fiquem paralelas umas às outras passando por trás dos cortes para ir passando a lã. 



Com uma agulha e lã ir passando alternadamente, por cima e por baixo de cada fio da teia. Repetir fila a fila até preencher todo o cartão, mas passando agora por cima onde se passou por baixo e vice versa. 




No final, rematar a linha com um nó e escondê-la dentro do tecido feito. Retirar a lã das argolas feitas inicialmente sem nunca cortar o fio, apenas desmontando o tear. No final, puxar a bolsa para fora do cartão e realizar os acabamentos em cima e no fundo.
Divirtam-se!!



(ideia e instruções retiradas do livro de educação tecnológica do 2º ciclo)

domingo, 26 de janeiro de 2014

Crianças Criativas

Todas as crianças são criativas por natureza, nem que seja para o disparate como nós adultos costumamos dizer. Mas ainda bem que o são, mesmo para a asneirada, até tem graça. E olhem que eu tenho um bom exemplo cá em casa, garanto-vos. Portanto, criativos eles são sempre, nem que seja a correr pela casa e quintal fora com um pau na mão que tanto pode ser uma espada, como uma cana de pesca, ou uma pistola, ou uma varinha mágica. Ou a construírem acampamentos de índios ou de homens das cavernas com fogueira acesa e sopinha para o almoço, ou mesmo de lego na mão a inventarem mundos. Esse tipo de criatividade nasce com eles, é inata.

Mas hoje gostava de falar da criatividade na arte. Aquela que nós adultos temos tendência a matar assim que abrimos a boca para opinar. Faz-me lembrar ''o principezinho''. Não sou especialista no assunto, não tirei nenhum curso de artes, não sou sequer artista, mas convivo com 3 crianças todos os dias e a toda a hora e vejo aquilo de que eles são capazes se os deixarmos ter asas. E aprendi ultimamente que uma das coisas que os distrai da espontaneidade é a nossa pergunta ''o que é isso que desenhaste''. Aprendi como eles ficam perdidos quando ouvem tais palavras, e como pelo contrário, se sentem confortáveis e interessados se o pedido for ''fala-me daquilo que acabaste de fazer''.

Aqui por casa como já sabem, ou não, as quartas feiras são de artes e uma das coisas que tenho notado é que quanto mais próximas deles e organizadas estiverem as matérias primas, mais criativos eles ficam, ou pelo menos com mais vontade. 
Por isso, deitei mãos à obra e tentei organizar o melhor possível todo o material para esse tipo de atividades. Tirei lápis e canetas de dentro de caixas e coloquei em frascos de vidro, pincéis e aguarelas sempre à vista, cartolinas e papéis coloridos, verniz, botões, guardanapos, lãs, mandalas para colorir, tudo à frente do nariz. Até mesmo do nariz do Simão, embora correndo alguns riscos.
Outra coisa que costumo fazer, é deixar-lhes pelo caminho coisas que chamem a atenção deles e que estejam relacionadas com aquilo que quero que eles façam. Muitas vezes nem preciso de lhes pedir nada, apenas lhes deixo pistas.
E tem funcionado muito bem. 
E vocês? Como é que fazem para manter a criatividade dos vossos filhos?












quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Domingo de Chuva e Geocaching

No domingo passado, aquele domingo em que choveu todo o dia sem parar, decidimos ir fazer geocaching. Normalmente não é atividade a que ache muita graça, principalmente se for entre prédios na cidade, mas no bosque entre árvores, adoro! Até nem é pelo geocaching, é mesmo pelo passeio. Mas este domingo o tempo não estava para brincadeiras...




O local onde fica esta mata não revela o que lá esconde e ninguém diria que a paisagem podia mudar tanto e que seria possível entrarmos num bosque mágico. Acho mesmo que houve momentos em que avistei um Elfo e fadas. E os Ents guardavam o segredo do tesouro...


O pequeno Simão estava bastante entusiasmado com o passeio e cheio de vontade de caminhar como já é seu hábito. Levou a sua espada cor de rosa, não fosse aparecer um Orc para nos atacar. Sempre pronto para sair de casa! - ''Mana, segura aí a espada para eu poder passar este obstáculo.''
Foi aqui nesta fase que a chuva começou a cair...




Mas depois de encontrado a primeiro pista, quem é que queria desistir? Dá trabalho procurá-las, mas trabalho deixado a meio é que não podia ser e as fadas estavam connosco. Assim lá continuámos debaixo da chuva... escondidos dos monstros, em silêncio... até que encontrámos qualquer coisa ali em cima... o que é aquilo? Não posso revelar. É segredo!!




Depois de mais uma longa caminhada em direção à próxima pista, lá a encontrámos. 
Não era fácil a tarefa que tínhamos que concluir, para podermos prosseguir viagem, numa clareira onde a qualquer momento poderia aparecer um Orc. Mas o Simão nunca largou a sua espada e esteve sempre atento. E a chuva começou a cair com força. Alguns ainda aproveitaram para beber água...



A partir daqui só vos posso dizer que a chuva era muita, muitíssima. Não consegui tirar mais fotos e o pai Zé Maria ainda deu um valente espalho com o Simão ao colo e nós miúdas a ver!! Havia água por todo o lado, lama, o caminho escorregava muito e ficámos com a roupa toda molhada. Não diria até às cuecas, mas andou lá perto... 
Mas o pequeno guerreiro Simão não largou a sua espada, sempre pronto para lutar.
As fadas ajudaram-nos e encontrámos o tesouro! Não ficámos ricos, pois diz a lenda que ninguém pode sair da floresta com o ouro encontrado. Pertence aos Ents...


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vincent Van Gogh



Há já algum tempo que as quartas feiras estão reservadas para artes. Todo o tipo de artes, desde pintura de pedras, mandalas, origami, tricô, até mesmo o estudo de alguns pintores. Há uns tempos falámos de Picasso, mas uma destas quartas feiras foi dedicada a Van Gogh.
Os miúdos adoraram a sua biografia e toda a vivência quase trágica que foi a sua vida. O facto de ter dependido do irmão durante grande parte da sua vida, e de ter partilhado uma casa com o pintor Gauguin até ao dia em que tentou matá-lo com uma faca e não conseguiu e que levado pela frustração cortou a sua própria orelha. Depois de viver angustiado pela pobreza e pelo facto de estar dependente do irmão, acabou por se suicidar. É tão estranhamente fantástico que um homem tão desequilibrado pudesse pintar coisas tão belas.
Depois de termos visto pinturas de Van Gogh e de termos falado de algumas das suas técnicas incluindo a tão usada técnica das pinceladas, resolvemos inspirar-nos e cada um pintou o que quis, totalmente livre, apenas inspirado na arte de Van Gogh.
E havemos de pintar mais, pois Van Gogh inspira-nos!!!




sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Este Momento #38


{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.

A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama
.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Creme de Avelã e Chocolate



Todas as crianças gostam de creme de avelã e chocolate, aliás, acho que os adultos também! Mas sabemos que aquilo, aquela coisa deliciosa nas prateleiras do supermercado está cheia de açúcar às toneladas e conservantes e outras coisas que nem  sabemos pronunciar.
Cá em casa, a Madalena quis fazer esse creme  porque eu nunca compro do outro! Adaptámos a receita do livro base da bimby e a pequena fez tudo sozinha. Ficou uma delicia!!!

Ingredientes para um frasco de 500g:
120g geleia de milho
130g miolo de avelã
60g chocolate negro com 70% cacau (melhor será cacau puro)
50g óleo de coco
100g leite de arroz

Triturar a avelã na VEL9/10SEG. Juntar o chocolate e triturar 20SEG/VEL9.
Adicionar os restantes ingredientes e misturar 3MIN/VEL3/50º.
No final, misturar tudo na VEL9/5SEG.
Colocar num frasco esterilizado no frigorífico para solidificar e conservar.
Servir no pão, em tostas ou usar a imaginação.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Este Momento #37


{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.

A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama
.