domingo, 8 de fevereiro de 2015

Xarope de Gengibre e Limão


Quando chega o inverno com a chuva e o frio chegam também as costipações e este ano aqui em casa a coisa bateu forte. Até o pai ficou doente e só as miúdas é que se safaram, eu e a Madalena, portanto.
Quanto à febre, não costumamos fazer absolutamente nada para além de vigiarmos a temperatura, que cá em casa é mesmo sem termômetro, e deixamos o corpo reagir. No caso da tosse e dores de garganta damos uma ajuda ao sistema imunitário com este xarope fantástico feito em casa.
Quando a tosse é mesmo persistente, usamos produtos homeopáticos que sabemos que resultam quase de imediato, mas no caso das dores de garganta não há nada que bata o gengibre com limão. Usamos duas colheres de chá 4 ou 5 vezes por dia, ou então, antes deitar, fazemos um chá de limão e deitamos duas colheres de chá da mistura e bebemos. Como ultimamente tenho feito a receita com cravinho, que é um potente anti-inflamatório, as dores de garganta e a rouquidão passam num instante.
Deixo-vos aqui a receita e espero que usem e comprovem como funciona.
Até à próxima,
Raquel

Receita de xarope de gengibre:
50g de gengibre fresco
3 limões
200g de mel
6 cravinhos

Cortar o gengibre em rodelas finas e deitar para dentro de um frasco, juntar o sumo dos três limões incluindo alguma polpa, adicionar o mel e os cravinhos. Mexer bem para misturar e guardar no frigorífico. Pode ficar guardado no frio durante 3 meses.

4 comentários:

  1. Obrigada pela partilha! Este xarope pode ser dado a partir de que idade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não sei a partir de que idade se pode dar este xarope, mas creio que desde bastante cedo. O nosso Simão adora este xarope desde que come com colher, talvez desde os dois anos.
      Creio que nenhum dos ingredientes é nocivo para crianças pequenas, tem mais a ver com o sabor ácido e ligeiramente picante do gengibre. Mas se puser bastante mel,eles adoram.

      Eliminar
  2. Quando chegar a casa vou a correr fazer ! O meu mais velho sofre muito da garganta, mas eu e a pediatra achamos que com a idade vai passar. Entretanto faz muitas amigdalites, e esse xarope parece-me genial! Obrigada pela partilha! Bjo

    ResponderEliminar
  3. Já tinha saudades dos seus posts

    ResponderEliminar