segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Recomeçar uma Horta em Fontanelas

A mudança está feita! Estamos finalmente instalados em Fontanelas, numa casa que nos apaixonou desde o primeiro instante, mas que necessita um montão de obras e pinturas que temos vindo a fazer em modo non stop. O Simão está sempre connosco, o que torna as tarefas mais lentas, senão mesmo impossíveis, por vezes.
Custou-me muito abandonar a minha horta da Terceira, mas estou cheia de energia para recomeçar outra aqui. As coisas também estavam em final de ciclo, como nós, mas as abóboras estavam agora no seu auge.


Como se pode ver aqui, as folhas quase que nos entravam pela casa dentro, chegaram mesmo a invadir o estendal da roupa.



E mesmo sem estarem completamente "feitas", caíram muitas na panela da sopa. Outras acabaram em casa de amigos para que não ficassem abandonadas no quintal quando saíssemos da ilha. Se fosse possível trazê-las têlo-ia feito pois eram deliciosas.



As nossas alfaces já estavam cheias de flor e prontas a dar sementes, mas deixei-as lá, mesmo. Não fui capaz de as arrancar da terra para pôr no lixo, depois de tantas folhas deliciosas que nos deram.


A hortelã estava linda e a crescer cheia de um aroma fantástico, os brócolos deram poucas flores, mas as folhas eram deliciosas e encheram os nossos smoothies de verde. As couves ainda estavam pequenas, mas mesmo assim ainda aproveitei algumas folhas.


Os tomateiros estavam agora a dar os primeiros frutos ainda muito verdinhos, mas não cheguei a conhecer-lhes o sabor. Fica para a próxima...



E por fim, este nabo maravilhoso! Pensei que não ía dar nada, e afinal, para além daquelas nabiças fantásticas que caíram na sopa e nos smoothies, também ganhei um nabo!

Agora resta-me recomeçar! Assim que tiver tudo organizado por aqui vou deitar mãos à obra! A nossa senhoria, a Teresa, quando arrendámos esta casa, emprestou-nos o terreno encostado ao nosso, onde ela tem a sua própria casa, para fazermos a nossa horta. São só 4000m2!!! :) Já estou a imaginar-me...
Assim que tiver uma mesa disponível e não tiver que escrever em cima das pernas como estou agora, vou deixar aqui mais novidades sobre este nosso recomeço em Fontanelas. Tenho ainda muito trabalho pela frente, incluindo a preparação do ano letivo das crianças em ensino doméstico. Espero que o futuro nos sorria, que as coisas nos corram bem, que possamos assentar por aqui durante uns tempos.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Iogurte natural feito em casa



Têm sido tantos os pedidos de como fazer iogurte em casa que resolvi não esperar nem mais um dia para aqui deixar a simples mas maravilhosa receita. Estamos em Fontanelas faz hoje dez dias e ainda temos a casa virada do avesso, mas iogurte já fiz!!! No meio de paredes para pintar e caixotes para despejar e arrumar nos sitíos devidos, há sempre tempo para fazer uma panela do tal iogurte tão apreciado por todos cá em casa. O Simão é fã e pede sempre como sobremesa: "iaute cum meul", cuja tradução é "iogurte com mel" :)
Ora então é assim que se faz tamanha iguaria: colocar um litro de leite dentro de uma panela e aquecer no fogão. Quando o leite estiver já bastante quente mas ainda for possível molhar o dedo sem queimar, retirar a panela do lume e juntar um iogurte natural. (Já experimentei com iogurte bífidus e sem ser bífidus e o resultado é sempre bom. Também já mudei de marca de leite e continua a resultar.) Mexer muito bem com uma vara de arames para que o iogurte fique bem misturado com o leite. Tapar a panela e embrulhar num cobertor. Colocar na zona mais quente da casa e esperar entre 8h a 12h. Já está! Simples como isto.
Normalmente depois de feito, coloco dentro de um pirex com tampa no frigorífico e sirvo com uma concha na hora de comer, mas para os mais preguiçosos podem sempre colocar dentro de frascos individuais na mesma no frigorífico. 
Bom apetite!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Este Momento #18 : bonecas para todos

Quero recordar este momento. Para sempre. 


{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.
A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama
.