Numa altura em que muitos parecem tão preocupados com rankings e notas até fico sem palavras para descrever o que sinto em relação a esse assunto. Assim de repente, a única coisa que me apetece dizer, copiando as palavras de alguém, é que esse tema é puro entretenimento para acéfalos!
E como as ideias se me enrolam na cabeça, resolvi deixar aqui as palavras que um "Radical Unschool Dad" partilhou na sua página de facebook com o nome "The Unschool Dad". Estas palavras, que não são minhas, apenas as traduzi, refletem exatamente aquilo que eu penso da vida e do ensino e da educação que quero dar aos meus filhos. E é isto!!!
"A vida é a nossa escola, é assim que aprendemos. Não começámos no jardim de infância e não vamos acabar no dia em que tivermos um canudo na mão a dizer que estamos aptos para ter um emprego. Não aprendemos apenas durante alguns meses do ano, nem temos um edifício para esse fim, nem livros que dividem a vida em capítulos e disciplinas. Não temos cadernos que separam a história, da arte, da ciência e da brincadeira. Existem palavras que não fazemos ideia de como se escrevem e equações que não sabemos resolver. Respondemos às nossas perguntas com mais perguntas e não estamos preocupados com notas ou com impressionar os outros com o que sabemos. Não vivemos numa competição que põe crianças contra crianças, adultos contra crianças e adultos contra adultos. E não temos pressa nenhuma para chegar ao fim de uma qualquer estranha corrida, pois para nós não existe corrida nem existe fim. Não precisamos de férias de inverno, ou de primavera, ou de verão porque a nossa vida é aprender."
Unschool Unleashed