Bom, de facto, há já quase 14 anos que faz parte da rotina cá de casa ler livros aos mais pequenos. Começámos com a pequena Madalena quando ela era ainda bem pequena e ainda não acabámos.
Agora, com eles em casa, ainda faz mais parte das minhas actividades diárias ler-lhes histórias a toda a hora. Posso ter mil coisas para fazer, mas se eles pedem para eu ler, eu paro tudo, sento-me onde calha e leio para eles.
Muitas vezes, quase sempre, é destas leituras que nascem temas para explorarmos e eu já percebi que são momentos muito produtivos, mais produtivos do que qualquer outra coisa que eu possa inventar.
Este ritual está tão enraizado aqui em casa que o pequeno Matias já o percebeu e adoptou para si também. Passa pela estante dos livros, tira o que calhar e vem trazer para eu ler. Muitas vezes, quando a Madalena está em casa, é ela quem lhe lê. Como ele já percebeu que ela até gosta desse miminho, levanta-se da cama de manhã e vai buscar um livro para ela ler. Há uns dias apanhei-os assim... e derreti-me toda!!!