A natureza está cheia de padrões como os favos das abelhas, um campo de flores, as folhas das árvores, ou então padrões realizados pelo homem, como o telhado de uma casa, o padrão de um passeio na rua, ou mesmo uma pintura de azulejo.
Cá em casa estivemos a falar destes e de outros padrões e resolvemos pôr em prática, de uma forma artística, a realização de padrões. Para a Madalena aprofundámos o tema e estruturámos a informação. Falámos das diferentes formas de reproduzir padrões que podem ser:
- por alternância quando o módulo padrão se alterna na forma ou na cor,
- por translação quando se repete sempre da mesma forma,
- por simetria quando a imagem é invertida em relação a um eixo vertical ou horizontal,
- por rotação se o módulo fizer um movimento giratório em torno de um eixo, ou
- por assimetria quando o módulo se repete de uma forma aleatória.
Claro que para o Lourenço nada disto era importante e passámos imediatamente à prática. Cada um imaginou e desenhou o seu módulo. Os mais crescidos escolheram como reproduzir o seu padrão e de seguida construímos a estrutura onde se repetiriam os módulos, e depois pintámos. O Lourenço não desenhou qualquer estrutura, mas no final foi surpreendente.
Divertimo-nos imenso e o resultado foi fantástico. Acho mesmo que o menos interessante foi o meu!!!
Parabéns crianças pela vossa imaginação e criatividade!!!
(Toda a informação didática foi retirada do livro "Imaginarte" de Educação Visual do 2º ciclo)
Sem comentários:
Enviar um comentário