sábado, 10 de maio de 2014

A Nossa Horta em Maio

Maio é o mês da horta,  definitivamente! Pelo menos por aqui, é quando tudo finalmente começa a germinar e a crescer, quando é preciso dar mais atenção ao espaço e se começa a ver qualquer coisa a cair no prato.
Passou muito tempo até eu tomar a decisão de passar a horta para os canteiros à volta da casa. Custava-me pensar nisto com tanto terreno ali ao lado para cultivar, mas às vezes precisamos de sonhar mais pequeno para conseguir estar à altura do projeto.
Não tinha tempo para tomar conta de uma horta tão grande e tão selvagem, onde tudo crescia francamente pouco e ao minimo descuido as lagartas levavam a melhor. E agora até as toupeiras vieram fazer-nos uma visita.
Há mais ou menos um mês, resolvi voltar à horta de varanda, só que no quintal. Ocupei todos os canteiros com horta e já se começa a ver qualquer coisa...


Salsa, batatas e rúcula.

Espinafres e batatas ainda por nascer

Sementeiras de cáigua, alface, espinafre vermelho, tomate, espinafre da nova zelândia e mizuna vermelha. Nos vasos estão abóboras e os sobreiros do Zé Maria.
Tomateiros, morangos, coentros e segurelha

Um pequeno compostor que construi com caixas de fruta, para colocar as ervas e folhas do quintal. O verdadeiro compostor continua na antiga horta a produzir a grande velocidade.



1 comentário:

  1. Muito bem. Consciente, natural e biológico. O pequeno compostor, a paillage dos vasos, a variedade das espécies. Só a salsa devia estar mais isolada. A pequena só se dá bem sozinha e as outras não se dão bem com ela. Feitios!
    Carry on.

    ResponderEliminar