quinta-feira, 31 de março de 2016

Que tipo de adultos queremos que os nossos filhos sejam?


É isto que se passa na escola tradicional todos os dias, infelizmente, e em algumas, muitas, famílias também.
Nós adultos, esperamos que os nossos filhos cresçam para serem independentes, críticos e inovadores, mas queremos que nos obedeçam cegamente e que façam tudo como lhes pedimos sem liberdade para escolherem seja o que for.
Quantos são os pais de crianças pequenas que os deixam escolher que roupas usar, como usar o cabelo, quando comer e o que comer, quando têm sede, como brincar, quem abraçar ou beijar, quando dormir? Muito poucos! 
É importante pensarmos nisto. Estas decisões que dizem respeito aos "nossos" pequenos seres humanos são de uma enorme importância para o seu saudável desenvolvimento físico e emocional. Só aprendendo a tomar decisões em criança serão capazes de o fazer quando crescerem.
E essa capacidade vai ser necessária e desejada logo a partir da adolescência, quando os nossos filhos questionam tudo e todos.
Pensemos nisto...

1 comentário:

  1. Olá Raquel!
    Conheci por acaso o seu blog e tenho-me deliciado com as suas partilhas.
    Há algum tempo que pondero o ensino doméstico (tenho um menino com 6 anos), mas como trabalho a tempo inteiro ando a tentar perceber como o conseguirei fazer.
    Gostava de conhecer um pouco a sua experiência, perceber como poderá funcionar o ensino doméstico no que respeita aos curriculuns e aos exames que têm que fazer. Percebi que tem a sua adolescente no ensino normal por isso deve conhecer bem as duas realidades.
    Será que poderia partilhar comigo um pouco da sua experiência? Obrigada

    ResponderEliminar