terça-feira, 9 de março de 2021

A 1ª Guerra Mundial e Pesquisas no Google


Confesso que a forma de aprender dos meus filhos ainda me consegue surpreender por vezes. Quando estudámos Wassily Kandinsky eles ficaram super intrigados e curiosos pelo facto desse homem ter vivido durante as duas grandes guerras e ter andado a saltar de país em país tentando fugir a elas e que muitas das suas obras, infelizmente, foram confiscadas e destruídas pelos nazis. Isto gerou a pergunta, "mas como começou a 1ª guerra mundial", e eu confesso que pouco ou nada sabia sobre esse tema e prometi que iria pesquisar para poder responder a todas as questões. 

E aqui é que entra a forma como eles aprendem. Eles querem saber as coisas, fazem perguntas, mas não estão minimamente interessados em pesquisar. Então, pedem-me que pesquise e depois conversamos sobre o tema enquanto eles fazem novas perguntas e eu pesquiso e vou respondendo. 

Ontem de manhã, enquanto o Matias brincava com peluches e os dois mais velhos jogavam 4 em linha, comecei a pesquisar sobre a 1ª guerra mundial e perguntei o que eles queriam saber. E assim saltaram uma data de perguntas como "o que deu origem à guerra", "quantos países participaram", "se Portugal participou", "que armas usavam", "o que eram os gases tóxicos", "quantas pessoas morreram", "como acabou a guerra", "o que significa Armistício", "o que foi o Tratado de Versalhes" e tantas outras perguntas.

Nunca escrevem nada, apenas fazem perguntas e ouvem as respostas, fazendo mais perguntas de seguida, o que dá origem a novas pesquisas e descobertas. Para uma pessoa que, como eu, andou na escola e passou anos e anos a escrever o que os professores debitavam, a forma deles aprenderem é no mínimo fora da caixa e levei muito tempo a perceber e aceitar que funciona.

 Maioria das vezes temos longas conversas sobre temas que lhes interessam, enquanto temos o google à frente e vamos procurando respostas às questões, muitas vezes usando vídeos para complementar os textos.
 Não quer dizer que não usemos livros, usamos e muito, mas não temos livros sobre todos os temas e o google na ponta dos dedos serve para isto mesmo.

 No meio de tanta pesquisa encontrámos este pequeno vídeo que explica muito bem o final da 1ª guerra
 mundial e que os miúdos adoraram.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Wassily Kandinsky e o Estudo das Cores


A semana que passou foi dedicada ao estudo da arte e da vida de Wassily Kandinsky.

 O estudo das cores é sempre uma actividade divertida porque as minhas crianças gostam de explorar a mistura das tintas. Fizemos um jogo em que cada um de nós começava com duas cores das 5 que temos, que são as três cores primárias e o preto e o branco. Depois, podíamos ir adicionando uma cor de cada vez e ver o que acontecia.

 A única regra que tínhamos era a de adicionar a próxima cor à mistura já existente sem deitar fora a anterior. Foi desafiante, mas conseguimos cores bem divertidas.

Eu comecei com vermelho e preto, o Simão com vermelho e azul e o Matias com azul e amarelo. No final obtivemos uma quantidade de cores enorme que nos permitiu umas boas misturas mais tarde na tela. O Lourenço não se juntou a nós nas pinturas, tinha ido fazer o seu treino de corrida com o pai, mas juntou-se mais tarde para fazer as colagens.



Depois da brincadeira com as cores, esperámos que tudo secasse e recortámos quadrados e círculos de diferentes tamanhos para colarmos uns nos outros e assim construirmos o nosso Kandinsky. 

Usámos cartolina preta como fundo e fizemos duas colagens de 3x4 quadrados.

O grande objectivo era construirmos uma tela com colagens que fosse inspirada na pintura de Wassily Kandinsky, Colour study: squares with concentric circles.

À medida que explorámos as pinturas de Kandinsky, fui lendo para as crianças a sua biografia e esta foi sem dúvida a parte que eles mais gostaram de aprender. Kandinsky viveu durante as duas guerras mundiais e muitas das suas pinturas foram confiscadas e destruídas pelo governo nazi o que deixou as crianças curiosas e a pedirem para estudarmos a 1º e a 2º guerras mundiais.

Mais um tema a explorar!!