A semana que passou foi dedicada ao estudo da arte e da vida de Wassily Kandinsky.
O estudo das cores é sempre uma actividade divertida porque as minhas crianças gostam de explorar a mistura das tintas. Fizemos um jogo em que cada um de nós começava com duas cores das 5 que temos, que são as três cores primárias e o preto e o branco. Depois, podíamos ir adicionando uma cor de cada vez e ver o que acontecia.
A única regra que tínhamos era a de adicionar a próxima cor à mistura já existente sem deitar fora a anterior. Foi desafiante, mas conseguimos cores bem divertidas.
Eu comecei com vermelho e preto, o Simão com vermelho e azul e o Matias com azul e amarelo. No final obtivemos uma quantidade de cores enorme que nos permitiu umas boas misturas mais tarde na tela. O Lourenço não se juntou a nós nas pinturas, tinha ido fazer o seu treino de corrida com o pai, mas juntou-se mais tarde para fazer as colagens.
Depois da brincadeira com as cores, esperámos que tudo secasse e recortámos quadrados e círculos de diferentes tamanhos para colarmos uns nos outros e assim construirmos o nosso Kandinsky.
Usámos cartolina preta como fundo e fizemos duas colagens de 3x4 quadrados.
O grande objectivo era construirmos uma tela com colagens que fosse inspirada na pintura de Wassily Kandinsky, Colour study: squares with concentric circles.
À medida que explorámos as pinturas de Kandinsky, fui lendo para as crianças a sua biografia e esta foi sem dúvida a parte que eles mais gostaram de aprender. Kandinsky viveu durante as duas guerras mundiais e muitas das suas pinturas foram confiscadas e destruídas pelo governo nazi o que deixou as crianças curiosas e a pedirem para estudarmos a 1º e a 2º guerras mundiais.
Mais um tema a explorar!!
Sem comentários:
Enviar um comentário