quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jogo da Glória Homemade


Em dias de chuva como o de hoje em que a neura e a loucura se instalam facilmente numa casa com 3 crianças enclausuradas, só mesmo com um joguinho para descontrair é que conseguimos um convívio pacífico.
Decidimos construir um Jogo da Glória desde o zero. Assim, pegámos numa folha de desenho A3 e desenhámos o nosso tabuleiro de jogo. Para ficar uma coisa mais colorida e animada decidimos usar os nossos fantásticos lápis Caran D'Ache e pintámos o jogo com as cores do arco-íris. Depois colámos a folha A3 numa base de cartão que sobrou das caixas da mudança e ficou assim.



Depois, as crianças quiseram fazer as suas peças de jogo em massa FIMO e assim fizeram. Costumamos comprar o nosso material de artes na loja Ponto das Artes no Cacém, fica perto de casa e os preços são muito acessíveis.
A Madalena construiu uma bola cor de rosa e o Lourenço uma espada, claro!!
Depois do jogo construído foi só diversão. Desta vez ainda usámos algumas perguntas do Trivial porque não tínhamos as nossas feitas em cartões. Mas daqui para a frente usaremos cartões feitos por nós com perguntas sobre os temas que estamos a estudar. Claro que para mim as perguntas são sempre do jogo Trivial para que nunca tenha hipóteses de ganhar. Cada um tem o que merece... ainda vou acabar a fazer noitadas para estudar os cartões do Trivial.
Vamos ter variadíssimas perguntas e cada cartão tem duas opções de pergunta, uma para o 5ºano e outra para o 1ºano. Pode haver perguntas sobre matemática, ciências, história, língua portuguesa, geografia, inglês ou arte. 


Hoje, durante o jogo surgiu uma pergunta sobre o surrealismo e o cubismo e aproveitámos para googlar sobre este tema. Claro que as crianças fizeram logo uma proposta: "Mãe, podemos pintar um quadro igual a este?" Acho que vamos fazer umas coisas de Picasso e Dali. Vamos ver o que é que sai...
Aqui fica uma ideia para dias de clausura, em que podemos estudar de uma forma divertida. A mãe tem uma trabalheira a fazer cartões de perguntas, mas as crianças ajudam e vão aprendendo qualquer coisa. 
Divirtam-se!!

14 comentários:

  1. Vocês são umas delícias. Amo-vos :-)

    ResponderEliminar
  2. Uauauua...que lindo. O tabuleiro ficou fantástico, é uma ideia excelente. Vou mandar o posta à minha irmã, pode ser que ela goste da ideia e repita para os pequenos lá de casa.

    ResponderEliminar
  3. Estou como o Rui, há lugar para mais um? :-)
    Abraço da ilha!
    - m

    ResponderEliminar
  4. Que espectáculo! A vossa escola é mesmo à maneira.
    Eu cá acho que só conseguia fazer o tabuleiro com a Mariana. Muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Olá raquel

    Antes de mais acho corajoso o que está a fazer...eu sendo professora não sei se conseguiria. De qualquer das maneiras segue uma dica de um site em inglês que acho fantástico e cheio de coisas diferentes e acho a poderá ajudar muito :) : http://eisforexplore.blogspot.pt/

    Nota: tmbém sou raquel e estou sempre em sintra nos fim de semanas :) ahhh e o lgin é do meu marido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! :) É de facto interessante. Quanto mais coisas diferentes melhor... bem vinda ao nosso blogue!

      Eliminar
  6. também estamos a fazer escola em casa com um menino de quase 5 e outro de 1,5 anos e a vir aqui espreitar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda aqui. Também já fui espreitar aí!! Beijinhos e boa escola...

      Eliminar