terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hambúrgueres de Aveia e Nozes



Mais uma receita preciosa para juntar à lista das comidas sem carne. No início de cada mês faço uma lista de cerca de 15 refeições sem carne que vou cozinhar para a família ao longo do mês. Faço as compras para todas essas refeições e depois é só escolher qual me apetece fazer a cada dia. Claro que a lista não é rígida. Se nos apetecer outra coisa não temos que cozinhar o que está na lista,  mas assim facilita a gestão da despensa e da imaginação. Como fazer comida para toda a família todos os dias não é das minhas ocupações favoritas, esta lista dá-me algum sossego. Mas tenho que ir acrescentando coisas novas de vez em quando para não estarmos a comer sempre a mesma coisa. Esta receita de hambúrgueres foi um achado que fiz aqui neste blogue.
Adaptei a receita e ficou para sempre na nossa lista porque todos adoraram. O acompanhamento preferido cá em casa é o esparregado. Somos todos viciados!!!E eu adoro vê-los comer com gosto!!
Espero que gostem...
Bom apetite!!

Ingredientes:
150 grs de nozes
200 grs de flocos de aveia
100 grs de broa de milho ralada
1 copo de leite de arroz (deixámos de consumir leite de soja e alterei a receita)
2 ovos
1 cebola picada
3 dentes de alho
sal e pimenta
coentros e oregãos a gosto 

Picar as nozes com a aveia. Juntar a broa ralada e adicionar a cebola, os alhos, o leite de soja e os ovos. Misturar muito bem com as mãos e acrescentar os temperos. Formar pequenas bolas com as mãos e achatá-las até terem a forma de hambúrgueres. Numa frigideira com azeite, dourar os hambúrgueres de um lado e do outro. Acompanhar com esparregado.

4 comentários:

  1. Que belíssima sugestão.
    Gostei muito do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei tentada Raquel :D
    Diz-me uma coisa, pode ser com leite normal/magro?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joanica! Podes pôr leite normal, sim. Aliás, a receita original é com leite de vaca, eu é que usei do de soja, gosto mais. Um beijinho.

      Eliminar
  3. deixo-te outra, vizinha ;), de tofu e flocos de aveia:

    tofu
    flocos de aveia finos
    cenoura
    alho
    coentros (opção)
    sal e pimenta preta moída na altura
    sementes de linhaça ou outras

    Ralar as cenouras e picar o alho e estufar lentamente em azeite. Juntar a aveia e acrescentar um pouquinho de água. quando a mistura estiver macia, juntar o tofu, misturar muito bem e deixar cozinhar depois de temperado.
    Deixar arrefecer bem e moldar hamburgueres. passar nas sementes de ambos os lados e assar no forno.

    Um sucesso garantido. Bom apetite!

    ( uma dica, para 500 g de tofu, uma chávena almoçadeira de aveia e outra de cenoura ralada. Não uses cebola porque torna a mistura demasiado húmida)

    ResponderEliminar