quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sequência de Fibonacci - Matemática com Arte

Há uns tempos vi um projeto muito giro no Pinterest sobre a sequência de Fibonacci e fiquei com vontade de fazer algo parecido com os miúdos. O Lourenço que não é nada dedicado a projetos muito organizados andou semanas a falar nisto e a perguntar quando o íamos fazer. Com o Matias sempre pendurado em mim é difícil fazer coisas de muita precisão e elaboradas, mas com a colaboração de todos foi possível construir 3 "obras de arte".

Durante a nossa pesquisa no google sobre este tema, encontrámos 
este vídeo delicioso que nos mostra como os números desta sequência numérica estão por todo o lado na natureza.


Depois inspirámo-nos, demos asas à imaginação e fizemos 3 projetos diferentes.

1º projeto: construção de um puzzle com quadrados que tinham como medida de lado os números da sequência de Fibonacci; 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55. 
Fizemos apenas até ao número 55 porque daqui para a frente são números muito grandes para trabalhar em desenho.




No final da construção do puzzle desenhámos a figura que nele se encontra, o Nautilus, animal muito engraçado que é uma das paixões do nosso Simão que adora todos os livros sobre animais e que sabe muitas coisas interessantes sobre eles.


2º projeto: desenhar uma flor em que a sequência de cores respeitava a sequência de Fibonacci. Este desenho foi inspirado na forma como as Margaridas e outras flores têm 21 ou 34 pétalas e em como as sementes de girassol estão dispostas na flor. Inspirei-me e desenhei uma flor cujo código de cores respeita a sequência numérica.



3º projeto: o Lourenço desenhou uma espécie de construção em que cada peça era um dos números de Fibonacci. No final achei o resultado fantástico e original.



Em todos os projetos o Simão teve a tarefa de contar pétalas e quadrículas para se certificar que estava tudo correto e ajudou a colar as peças. Foi esta a sua contribuição e no final estava muito feliz.

3 comentários:

  1. Olá Raquel,

    Já tinha visto o tema há pouco tempo neste artigo -http://pt.aleteia.org/2016/01/19/a-formula-de-deus/ e que tem um video mesmo no final também muito interessante.

    Mas gostei imenso da forma como trabalharam o tema!
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nós foi muito divertido e curioso.
      Agora já andamos com mais um projeto de matemática com arte na cabeça...
      Obrigada pela visita! Um beijinho

      Eliminar