terça-feira, 9 de outubro de 2012

Uma horta a nascer em Fontanelas

Já tinha decidido que este fim de semana era a data limite para pôr a horta a funcionar. Para além dos canteiros à volta da casa onde já tinha semeado cenouras, cebolas, rúcula e beldroegas, faltava arranjar o canteiro das aromáticas, transplantar as sementeiras para local definitivo e fazer novas sementeiras.
Comecei pelo canteiro das aromáticas, que descobri que tinha uma altura insuficiente para pôr as coisas diretamente na terra. Por isso, resolvi colocar tudo em vasos e floreiras e lá fiz o nosso canteiro de aromáticas onde podem ver hortelã, manjericão, rosmaninho e salva, oferecidos pelos nossos amigos "Soutelinhos", e por fim a salsa e os coentros do Horto da Praia Grande.


hortelã
manjericão, rosmaninho, salva, salsa e coentros

Como podem ver o Simão foi uma grande ajuda e inspiração para tratar da horta durante o fim de semana. Colaborou bastante...




Depois de arranjar os canteiros dediquei-me à verdadeira horta, ou pelo menos, àquilo que virá a ser a nossa verdadeira horta. O Zé construiu um magnífico compostor a partir de paletes que foi apanhando aí pelas ruas de Fontanelas. O Lourenço deu uma ajuda, e saiu esta obra de arte fantástica que tem sido de grande uso cá por casa. Deixámos de deitar fora todas as sobras orgânicas que eram imensas e passámos a colocá-las aqui dentro para mais tarde usarmos para enriquecer a terra.




O terreno onde estamos a fazer a horta é grande, mas está cheio de silvas e canas que têm que ser arrancadas. Essa parte deu mesmo muito trabalho e deixou-nos quase com bolhas nas mãos, mas não desistimos. Eu estava cheia de medo de não estar à altura desta tarefa, mas safei-me. Às vezes olhava para aquele terreno e nem sabia por onde começar, mas com a ajuda do meu engenheiro pessoal, consegui dar forma àquilo. E valeu a pena!!





Ali, naqueles regos feitos por nós, ainda sem sabermos muito bem como começar, estão batatas, mais uma vez oferecidas pelos nossos amigos "Soutelinhos" que gostam de nos oferecer coisas greladas e fora de prazo para pormos na terra. :) 
Nos regos seguintes estão diversos tipos de couve, alho francês e espinafres. Espero que agora chova um bocadinho para não ter que regar a horta. Com muita sorte nossa temos um poço para rega, mas ainda não construímos o sistema que nos vai permitir utilizar aquela água. Será a próxima etapa. Por enquanto acredito na força da natureza para fazer a nossa horta crescer.
Mais uma vez, o Simão foi um ajudante à altura...




No final do dia, já com as pernas e as costas a doer, ainda fiz novas sementeiras com mais couves, brócolos e alfaces. Agora é sempre a andar, sem parar. Espero ver esta horta produzir o suficiente para a nossa família viver. Espero daqui a um ano não ter que comprar legumes cá para casa. Aliás espero conseguir daqui a um ano vender legumes biológicos da nossa horta. Espero que o universo esteja do meu lado...

2 comentários:

  1. Para quem se aplica como vocês, o universo so pode estar do vosso lado !
    E vai pedindo ao Simão para fazer a dança da chuva, pode ser que resulte ...

    ResponderEliminar
  2. Viva Raquel, vivo perto de Fontanelas e tenho uma filhota com 5 anos e gostava que ela brincasse com outras crianças. Achas que podemos combinar? até breve

    ResponderEliminar