quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Visita ao museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Esqueleto da pata de uma avestruz

Hoje fomos fazer uma visita ao museu de Odrinhas. Já lá não íamos há uns anos, mas como estamos a estudar o esqueleto dos animais em Ciências da Natureza e os Romanos em História, resolvemos lá ir dar um passeio. 
A exposição é gratuita e sempre aprendemos qualquer coisa nova. Se querem saber porque é que as aves têm um esqueleto diferente do dos mamíferos, ou porque é que os golfinhos têm ossos nas barbatanas, ou como é o esqueleto das tartarugas e o das cobras e sapos, e porque é que os lobos têm uns caninos tão grandes, então deem lá um salto. É muito engraçado para os mais pequenos. E para os crescidos também.
No final da exposição ainda fomos espreitar as ruínas romanas que, embora em muito mau estado de conservação, são sempre fascinantes. Como dizia a Madalena: "Como é possível que construções feitas há 2 milhares de anos ainda existam?" Saí de lá com vontade de ir direta para Conímbriga.
Foi uma manhã bem passada e ainda aproveitámos o sol quentinho antes de irmos para casa almoçar. As fotos são todas da autoria das crianças. 
Ah! É verdade! E voltámos para casa cheios de vontade de deitar mãos à obra e fazer uns mosaicos romanos em papel. Depois falarei disso mais à frente...

Diferença entre o esqueleto das aves e o dos mamíferos

Barbatana de golfinho

Esqueleto de uma cobra

Esqueleto de asa de morcego

Cemitério romano

Mosaico romano

2 comentários:

  1. :)Não conheço mas tenho curiosidade, estivemos aí há uns anitos ,mas estava fechado na altura e não voltamos a tentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O lugar onde fica o museu é muito calmo e agradável. Num dia de sol sabe mesmo bem uma visita... :)

      Eliminar