segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Paikea



De acordo com a tradição Maori, Paikea foi líder dos antepassados da tribo Ngati Porou que habita a zona Este da Ilha do Norte da Nova Zelândia. Conta a lenda que esta tribo chegou à Nova Zelândia em canoas. Quando a canoa onde Paikea viajava se virou ele foi salvo por uma baleia corcunda e assim, nas costas dela conduziu a sua tribo para terra.

A tradição da tribo Maori diz que o primeiro filho do chefe da tribo seria considerado descendente de Paikea e líder espiritual do povo.
Esta lenda deu origem ao livro "A encantadora de baleias" de Witi Ihimaera, e deste nasceu o filme com o mesmo nome, realizado por  Niki Caro. Foi classificado como filme de qualidade e ganhou 6 prémios do cinema.

Na passada semana, na nossa ida à biblioteca, ao espreitar um filme para ver em casa com os miúdos que não fosse desenhos animados, dei de caras com ele e soube que nos estava destinado. Resolvi fazer uma sessão de cinema com as crianças e o filme foi adotado pelos mais pequenos para ser visto em modo repeat. Os meus filhos são assim, quando gostam de um filme veem-no vezes sem conta, até se cansarem.
Aproveitámos para rever mais umas coisas sobre as baleias, sobre os índios Maori, e li-lhes a lenda de Paikea, que acho muito bonita. Eles ficaram fascinados. Quanto a mim, guardo este filme no meu top 10!!
Ah! E a banda sonora, claro! Fantástica! Depois de espreitar na internet descobri que é da Lisa Gerrard e encontrei o álbum no you tube. Muito bom! Espero que gostem como nós gostámos e deixo-vos a sugestão de uma tarde de cinema com as crianças.



2 comentários:

  1. Eu vi este filme no cinema e gostei tanto que acabei por comprar o DVD!!!!!
    Vou aproveitar para o rever:-)
    Beijinho

    ResponderEliminar