terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Viagem à Lagoa Azul

Já disse aqui diversas vezes que os meus filhos adoram filmes. Saíram à mãe. Deve haver quem ache que eles veem demasiados filmes, mas eu acho que isso não existe. Livros e filmes ensinam-nos a sonhar, ajudam-nos a crescer e a explorar. Mostram-nos o mundo, aquele lá fora e o da fantasia. Ajudam-nos a escolher o nosso caminho.
Depois do fantástico filme "A Encantadora de Baleias", lembrei-me que talvez eles gostassem de ver "A Lagoa Azul". Talvez pensem que não é um filme para a idade deles, que fala muito do despertar da sexualidade,  mas como cá em casa vivemos esse tema com muita descontração e naturalidade, esse lado do filme não os marcou. Fizeram algumas perguntas, claro, mas o que os atraiu foi o lado aventureiro do filme. Sobreviver numa ilha deserta!!! Sozinhos!! Uau!! Vimos o filme juntos e eles tiraram para si aquilo que precisavam neste momento, a aventura, que transpuseram para as suas brincadeiras.
Assim, ontem depois do almoço, saíram quintal afora todos apetrechados e quando me apercebi do que se passava já estava tudo planeado e preparado. Só faltava uma caixa de fósforos. Uma caixa de fósforos? Pois! Uma caixa de fósforos. Claro que parei uns segundos para pensar! E perguntei-me se iriam pegar fogo ao quintal ou uns aos outros. Depois, calmamente medi as consequências e achei que não devia estragar-lhes aquele momento. Entreguei-lhes a caixa de fósforos! E o que se seguiu foi isto que aqui registei. Diverti-me imenso a fotografá-los às escondidas, do cantinho da nossa sala. 
Acenderam a fogueira, cozinharam uma sopa, apanharam bananas e maçãs da árvore da ilha (que nem povo recoletor), fizeram danças à volta da fogueira e só voltaram para casa às cinco da tarde para um lanche de panquecas. Coisa já mais civilizada e para quem tinha a barriga a roncar.
São estes pequenos momentos que me fazem acreditar que estamos no caminho certo, que estão a crescer felizes e que não os estou a privar de liberdade. Há alturas em que sinto alguma insegurança, em que me questiono se estou a fazer o que está certo, mas estes momentos fazem-me sentir tranquila e confiante. 











7 comentários:

  1. Bem só posso dizer-te: São lindos.
    E acredita em ti Raquel ... eu pelo menos acredito :)

    ResponderEliminar
  2. Fantástico Raquel! Como admiro a vossa coragem. Espero, mais cedo ou mais tarde, ser capaz de dar eese grande passo que vocês deram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que és capaz. Dá o passo e mais nada! O resto vem atrás e não te arrependerás.

      Eliminar
  3. Obrigado, Raquel, por me transportares no tempo através deste post.

    ResponderEliminar
  4. Também adoro esse filme e já nem me lembrava dele ... Como arranjas esses filmes mais antigos ???
    Bjinho
    Marta (do caminhando juntos)

    ResponderEliminar