quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Matemática Miquon

Finalmente chegaram os nossos novos manuais de matemática. Temos livros e fichas para todo o 1º ciclo e até para algumas matérias do 2º ciclo. Os livros são todos em inglês, mas até pode ser mais uma forma de  os miúdos treinarem a língua estrangeira. Esperámos cerca de um mês, custou-nos 70€, mas valeu a pena!! Sem dúvida alguma!
Andava mesmo triste com os manuais do 1º ano e até mesmo com algumas formas de explorar a matemática no 2º ciclo. Sentia necessidade de inovar, de tornar as coisas mais agradáveis e produtivas, mas não sabia como. A minha área é de letras onde consigo inventar muita coisa e safar-me, mas na matemática preciso de um manual que me ajude na forma como transmitir a informação e não consigo inventar muito. Os manuais do 1º ano são ridículos, para não dizer estupidificantes e eu não sabia já o que fazer com aquilo. 
Há uns tempos, num passeio que fizemos com outras famílias em ensino doméstico, conheci a Luísa Pitadas e tivemos oportunidade de falar sobre este assunto. Ela tinha exatamente a mesma opinião que eu, mas já tinha resolvido o problema com uns manuais fantásticos que encomendara na Amazon. Fiquei tão entusiasmada com a descrição dela que fizemos a encomenda dos ditos no mesmo dia!!
Só chegaram ontem, mas já explorámos umas quantas coisas.


O conjunto dos manuais traz 6 livros de exercícios, um manual de pedagogia, por sinal muito bom, um manual com exemplos práticos de exercícios e ainda um outro livro que explica o passo a passo para cada  ficha com abordagens diferentes. Os manipuláveis a usar são as Barras de Cusinaire, que têm que ser adquiridas separadamente.



Os exercícios propostos e a dinâmica das fichas são muito apetecíveis. Tudo é feito de uma forma muito prática e divertida e os miúdos adoram. Com todas as fichas existem várias possibilidades e é apenas uma questão de seguir as sugestões do livro do professor.

                                             
Na ficha vermelha podemos pedir à criança que construa somas, quaisquer somas, usando o material manipulável, ou até que enuncie problemas usando igualmente somas. No primeiro quadrado podemos pedir-lhe que faça uma soma cuja resultado seja 6 e por aí adiante conforme o número de figuras em cada quadrado.


Nesta ficha verde o objetivo é encontrar o resultado da soma entre o número que vem da esquerda e do que vem de cima. Podemos pedir à criança que use as barras e que depois escreva o resultado.

                                                  
Na ficha azul o objetivo é explorar a noção do que vem antes e do que vem depois. No final da ficha podemos pedir à criança que nos diga qual o número que fica entre o 18 e o 20, ou qual o número que fica antes do 8, por exemplo.

                                                 
Nesta ficha podemos explorar as diferentes formas de chegar a um número através da soma. Por exemplo, usando apenas 2 barras de que forma podemos chegar ao número 8? Usando um 5 e um 3, ou um 4 e um 4, ou um 6 e um 2, etc.
O manual do professor tem um índice por tema e por nível de dificuldade e assim procuramos a ficha que melhor se adequa a cada criança e a cada tema. Todas as fichas são destacáveis deixando assim a hipótese de tirar fotocópias e podermos usar cada ficha mais do que uma vez. Estamos muito contentes com esta descoberta e confiantes que esta nova abordagem da matemática vai ser uma lufada de ar fresco. Avizinha-se uma nova era da matemática cá por casa!!
O Lourenço ficou super entusiasmado e a Madalena quis logo treinar a tabuada que é o seu ponto fraco. No final da manhã a pergunta foi: "amanhã podemos ter matemática outra vez?" 
Claro que sim!!!

5 comentários:

  1. Olá Raquiel,

    Já tinha lido o post da Luísa quando foi publicado e já tinha ficado com vontade de ter este material. Agora com a sua descrição fiquei ainda com mais vontade.Parece ter uma forma muito diferente de abordar a matemática do que aquela, muito teórica, que se vê na escola e que muitas vezes aborrece o meu filho e o desmotiva. Nó já temos o cuisenaire há muito tempo e quando o F. era mais pequeno faziamos muito uso dele. Depois ficou arrumado, pois pensava que já não tinha grande utilidade. Estou muito enganada.E pelo que li até tem atividades pat«ra o 2º ciclo. Vá dando mais notícias sobre os livros e as tarefas por favor. Obrigada.
    Beijinhos
    Francisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Vou dando sempre novidades. Existem sempre muitas possibilidades a explorar, às vezes o difícil é sabermos qual a melhor abordagem. Um beijinho.

      Eliminar
  2. barras cuisenaire o tangran, o geoplano...são bons materiais para a matemática.....há tambem um jogo bom para prosseguir depois mais tarde com as unidades dezenas centenas etc que são os calculadores multibásicos ( todos estes materiais são usados na escola joao de deus onde anda o meu mais velho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Claro que há escolas que fazem boas escolhas e têm formas alternativas de ensino. Ainda bem. Cá por casa também usamos esses materiais todos. Os blocos lógicos estão a faltar-nos porque são caríssimos, mas ando a estudar a construção de uns cá para casa. Só nos faltava mesmo era um manual cheio de exercícios propostos. E isso já resolvemos! Um beijinho

      Eliminar
  3. também podes utilisar jogos como os dominos (tradicionais),o "triomono", o rumikub (vê na net se não conheces estes jogos)

    ResponderEliminar