terça-feira, 5 de março de 2013

Build A School In The Cloud


Há já algum tempo que tentamos implementar um modelo de escola alternativo cá por casa. Por isso tirámos os nossos filhos do sistema de ensino. Não concordamos com ele, saímos dele e lutamos contra ele todos os dias na nossa escola. Infelizmente os nossos filhos terão que fazer exames e seguir um currículo para não termos surpresas no final, mas tentamos arranjar soluções à nossa medida.
Aquilo de que este fantástico senhor aqui fala faz todo o sentido para nós. É assim que queremos que os nossos filhos aprendam. E já percebi, na prática, que é realmente assim que eles aprendem. Levei  meses a encontrar um método que não sei se será o definitivo, mas que neste momento funciona muito bem. Um método que se aproxima do que este senhor propõe.
Eu apresento um tema e os miúdos desenvolvem-no da forma que entenderem. Alíás, dou-lhes um tema e apresento algumas questões a que têm que responder, mas o desenvolvimento e a apresentação é da inteira responsabilidade deles. Percebi que desta forma conseguem reter a informação de uma forma verdadeira e contextualizada, que conseguem através de um tema descobrir muitos outros e que com a curiosidade própria das crianças, chegam muito mais longe do que seria de esperar.
Estamos ainda muito longe do aqui se propõe, mas caminhamos nesse sentido. Queremos que os nossos filhos aprendam em liberdade, sem medo de testes nem de falharem, que aprendam a explorar e que tenham muita imaginação. Porque a escola de hoje não está a preparar ninguém para o futuro desconhecido que aí vem, mas sim a estupidificar a crianças com perguntas e testes ridículos que apenas servem para as rotular e não para lhes ensinar alguma coisa. 
Precisamos de crianças capazes de sobreviver e encontrar soluções em conjunto num futuro que neste momento nos é completamente desconhecido mas que muito provavelmente não será fácil. Precisamos que saibam dar as mãos e que encontrem um caminho em que não seja cada um por si mas em que cada um dê o seu melhor contributo para o todo.  
Ainda temos muito a aprender enquanto humanidade, mas devíamos pôr os olhos em ações como esta, em pessoas assim! Para que os nossos filhos possam ter um futuro melhor!

6 comentários:

  1. Adorei, e sei dúvida que cada vez acho mais que o nosso sistema de ensino não nos serve. Hoje quase com 40 anos, percebo o quanto a minha criatividade foi suprimida no processo de ensino, sinto uma urgência de criar. Imagina se a tive cultivado a minha criatividade desde sempre ...aqui vai um site que descubri nas minhas pesquisas para fazer sabão caseiro. Como vi que tinha algumas coisas de ensino doméstico pensei que poderias gostar. Bjs a toda essa família feliz.

    http://fimby.tougas.net/

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o que é dito neste texto! Estou a tirar o curso de Reabilitação Psicomotora e a educação das crianças é algo que embora indirectamente estudamos muito. Ainda não vi o video mas certamente farei isso quando tiver mais tempo. É assim que quero criar os meus filhos. Adoro vir a este site :)

    --

    Mariana do blogue "Chá & Girassóis"
    letsmaketeanotwar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    Sou professora do 1ºciclo e ensino neste sistema, mas não concordo com ele.
    Tento todos os dias dar a volta ao currículo, às planificações obrigatoriamente feitas em conjunto por colegas de escolas diferentes, de realidades diferentes, apesar de obrigatoriamente em agrupamento. Sempre que consigo, ponho de lado o que me é quase diariamente imposto e faço-os aprender-fazendo. Mas não é fácil... eles são 21 (15 de 3.ºano e 6 de 2.ºano) e estão cada um a seu nível, como é normal nas crianças.
    Debato-me com situações que não concordo e sou muitas vezes "ovelha negra", mas adoro ensinar, ou melhor, fazê-los aprender...
    Se pudesse, não sei se não iria optar também pelo ensino doméstico...
    É tão bom vir aqui e ver os seus filhos a crescer de forma tão completa e saudável.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marisa, ainda bem que ainda há professores que nunca desistem. Obrigada pelas palavras e pela partilha.

      Eliminar