quarta-feira, 20 de março de 2013

Madalenas com Geleia de Arroz



Há já algum tempo que andamos a tentar cortar no açúcar cá em casa. Nunca usamos açúcar branco refinado, aliás, o único açúcar que compro cá para casa é o açúcar de cana biológico, mas mesmo assim, queria não o usar. Já bem basta a quantidade de açúcar escondido que consumimos sem dar conta todos os dias. 
Andei com os miúdos a fazer contas à quantidade de açúcar que ingerimos nos alimentos já feitos que compramos. E basta um simples pacote de bolacha Maria, ou mesmo um iogurte com polpa, já para não falar nos cereais de pequeno almoço que há muito deixámos de consumir. Fizemos as contas e ficámos assustados! Nós, que até somos uma família onde se comem muito poucos produtos açucarados, percebemos que mesmo assim andávamos a comer uma quantidade maior do que a desejada. Oito bolachas Maria, que podem ser um lanche de qualquer criança têm 1 pacote de açúcar, um iogurte de aroma ou com polpa de fruta tem 1 pacote de açúcar, 30g de cereais de pequeno almoço, daqueles com mesmo muito pouco açúcar, têm no mínimo 1/2 pacote, 1 panqueca feita em casa leva 1/2 pacote de açúcar. Fiquei assustada com o resultado da nossa pesquisa e resolvi que a partir de agora tudo o que se fizer cá em casa passa a ser sem açúcar. Já costumava usar geleia de arroz para fazer alguns bolos, mas a partir de agora até os iogurtes que já há muito tempo são todos feitos em casa, e fazemos 8 iogurtes por dia, vão passar a levar geleia de arroz.
Aconselho-vos a fazerem o teste. Contem os pacotes de açúcar que os vossos filhos e vocês próprios consomem ao longo de um dia e depois contem-me. É absolutamente assustador!!
Deixo-vos este link onde podem ler uma lista dos malefícios que o açúcar pode trazer para o nosso organismo. Já está traduzido, mas podem facilmente encontrar o original aqui.
Este blogue também tem coisas muito interessantes sobre o açúcar e suas alternativas.
E agora, para vos adoçar a boca com algo absolutamente delicioso e sem açúcar deixo-vos esta receita de Madalenas. Experimentem fazer as contas ao açúcar que levaria cada bolinho se o usassem na receita...

Ingredientes para 12 Madalenas:
100g de óleo de coco
150g de geleia de arroz
raspa de uma laranja e de um limão
3 ovos
200g de farinha para bolos
1 pitada de sal não refinado
(receita de Madalenas adaptada do livro base da bimby)

Derreter o óleo de coco e misturar com a geleia e com os ovos. Juntar a raspa da laranja e do limão e o sal à farinha e adicionar à mistura anterior. Mexer muito bem até obter um creme. Deitar em formas de queques e levar ao forno a 180º cerca de 15 minutos.
Bom apetite!!


7 comentários:

  1. Mas, o que é geleia de arroz?

    Ana S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, esqueci de colocar o e-mail: sofiafilosofica@sapo.pt

      Ana S.

      Eliminar
    2. Olá! obrigada pela visita! :)
      Geleia de arroz é um adoçante natural feito a a partir de arroz integral maltado. Não provoca picos de glicémia, podendo por isso ser usado por diabéticos.
      Deve usar-se sempre em maior quantidade do que usaria de açúcar. Mais ou menos o dobro,dependendo do gosto pessoal.
      Encontra-se à venda no Celeiro, da marca Provida, e é onde o preço é mais barato.
      Um beijinho,
      Raquel

      Eliminar
  2. Esta farinha pode ser farinha maizena ou farinha de arroz?
    O meu mail é mafaldaccaldeira@hotmail.com.
    Já escrevi mais dois comentários.... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafalda, nunca experimentei fazer bolos com maizena e não sei se funciona, mas não creio que seja uma farinha muito saudável.
      A farinha de arroz e a de aveia funcionam bem embora deixem uma consistencia diferente,mais compacta, Os bolos ficam diferentes, mas neste caso creio que usaria,sim.
      A farinha mais parecida com a farinha de trigo normal é a de espelta que tem um resultado excelente. Depende muito do tipo de consistencia que se quer num bolo. É ir experimentando.
      Um beijinho

      Eliminar
  3. acabei de ler um artigo sobre a geleia de arroz e não é aconselhãvel aos diabéticos. Sabe alguma coisa sobre o assunto?
    gostaria de ter a certeza sobre o açúcar da geleia de arroz. Cumprimentos
    Lucília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucília,
      acredito que não seja tolerada por diabéticos, mas é um tema que não domino. Este texto do meu blog tem já bastantes anos e entretanto já nem sequer consumimos geleia de arroz, exactamente por isso, por provocar igualmente picos de glicémia. Talvez deva perguntar a alguém mais entendido, uma nutricionista. A Carla Fernandes, da Nutrifeminina é especialista em alimentação feminina e talvez lhe saiba responder. Ela tem página do facebook e no instagram. Um abraço.

      Eliminar