quarta-feira, 30 de março de 2016

O Homem é do Tamanho do Seu Sonho



Viver com uma adolescente tem sido, para mim, uma experiência maravilhosa e acredito que todos eles têm coisas extraordinárias para partilhar connosco e até mesmo para nos ensinar. 
Há uns dias, a nossa Madalena escreveu um texto lindo num teste de português, um texto que me fez acreditar convictamente que ainda há esperança na humanidade, que ainda há quem, aos 13 anos, nos diga coisas tão lindas e importantes. Que felicidade, que privilegio, partilhar os meus dias com um ser humano tão bonito...


"Na minha opinião, sonhar é importante. Quando digo sonhar, não é sonhar quando estamos a dormir, porque todas as pessoas são capazes de sonhar enquanto dormem, mas nem todas são capazes de sonhar acordadas. Sonhar quando não estamos a dormir é que é importante, ter um objetivo, um sonho, e correr atrás dele. Na minha opinião é a melhor maneira de viver a vida. 
"O homem é do tamanho do seu sonho" é uma frase dita por Fernando Pessoa, que eu gosto muito e que mostra a importância de sonhar. Para mim, sonhar é importante de tantas maneiras que acho que não as conseguia dizer todas. Sonhar não é só ter um objetivo de vida, sonhar é acreditar que o nosso sonho se vai realizar e lutar por isso. O ser humano precisa de sonhar, mas na nossa sociedade muitas vezes não cumprimos os sonhos só porque alguém nos diz que não é possível que o nosso sonho se realize, porque não está à nossa altura ou porque dizem que sonhar é criar expectativas e que isso é mau. 
Eu acho que nós, humanos, até sonhamos pouco, devíamos sonhar mais, lutar pelos nossos objetivos, e se eles não se cumprirem, pelo menos sabemos que tentámos. Devíamos todos ter não um, mas vários sonhos, porque sonhar é viver e porque "o homem é do tamanho do seu sonho".
Madalena Oliveira, 13 anos

4 comentários:

  1. Muito bom que ainda haja tanta juventude com vontade de realizar sonhos, esses acordados. Temos que fazer tudo o que for necessário para aumentar os que querem sonhar, com intuito de realizar os seus sonhos. Esse é o passo fundamental. Não se deixem adormecer nos sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Espero que Madalena nunca deixe de sonhar! O texto é lindo, parabéns. Bjo

    ResponderEliminar
  3. Que a vontade de sonhar da Madalena nunca termine!
    Beijinho

    ResponderEliminar