sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolo Inglês da avó Helda

O Natal já acabou e já estamos num novo ano, mas faltava a receita do bolo inglês da minha infância feito pela minha mãe, como vos tinha prometido.
Tive várias encomendas deste bolo e fiz outros para oferecer, e a verdade é que não fiquei com nenhum cá para casa. Acho que vou ter que deitar mãos à obra para saborear um pedaço deste bolo fantástico.
Já aqui tinha deixado a receita de bolo inglês, mas este é de facto especial. É um bolo mais sofisticado e realmente diferente do que estamos habituados. É um bolo muito compacto, saboroso e nutritivo. Pode durar muitos meses se embrulhado em película aderente e folha de alumínio. Mas claro, normalmente não demora muito tempo até que todo o bolo seja devorado.


Ingredientes:
350 grs de farinha de trigo
250 grs de manteiga
250 grs de açúcar amarelo
6 ovos
450 grs de sultanas
500 grs de frutas cristalizadas à escolha
60 grs de miolo de noz
60 grs de miolo de amêndoa
60 grs de miolo de avelã
1 colher de café de sal
2 colheres de chá de fermento

Cortar as frutas em pedaços pequenos e reservar. Misturar a farinha com o sal e o fermento e adicionar as frutas já cortadas envolvendo muito bem.
Noutro recipiente, misturar a manteiga com o açúcar até obter um creme macio e juntar os ovos inteiros  batendo sempre entre cada ovo. Depois de obter um creme uniforme, misturar com o preparado anterior e envolver muito bem sem bater com a batedeira.
Deitar a mistura em formas de bolo inglês sem as encher completamente e cozer em forno médio (160ºC) cerca de 1 hora. Depois de 1 hora espetar um palito e verificar que sai limpo. Deixar arrefecer completamente e só depois desenformar. Embrulhar em película aderente e folha de alumínio e esperar uns dias até o cortar. Esta parte é a mais difícil, porque apetece mesmo é comer o bolo todo naquele momento. Se o cortarem no próprio dia vai esfarelar. É necessário esperar uns dias para que o bolo consolide.
Vale a pena o esforço e a espera!
Bom apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário