quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tarte de alho francês e iogurte

Não sei se já vos disse que cozinhar é das coisas que menos gosto de fazer. Prefiro dobrar roupa, lavar e aspirar o chão, fazer as camas de lavado, lavar a loiça e até lavar vidros! Fazer comida é daquelas coisas que só faço porque tem mesmo que ser. Acho que se vivesse sozinha me alimentava de sopa e fruta. Mas como não vivo sozinha e tenho mais quatro seres aqui à minha volta sempre de boca aberta que nem cucos, tenho que arranjar soluções simples e rápidas para não chegar à loucura. E o pior de todo o processo de cozinhar é mesmo esse de ter imaginação para coisas simples e rápidas. Sim, porque pratos elaborados é coisa que me cansa só de ler a receita. Aliás, tira-me o apetite e faz-me olhar para a máquina de sumos pelo canto do olho e suspirar...
Hoje inventei esta tarte, rápida e simples, como eu gosto e preciso!


Tarte de alho francês e iogurte
Para a massa:
300g de farinha integral
80g de água
80g de azeite
sal

Para o recheio:
4 alhos franceses cortados em meias rodelas
40g de azeite
sal
2 ovos
1 iogurte natural
50g queijo da ilha ralado
oregãos

Para fazer a massa, colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 15seg/vel6. Estender a massa numa tarteira, picar com um garfo e levar ao forno pré-aquecido durante 15 minutos.
Para o recheio, colocar o azeite, o alho francês cortado em meias rodelas e o sal no copo da bimby e refogar durante 20 min/100º/vel1 inversa. Numa tigela, deitar os dois ovos e o iogurte, temperar com sal, bater e reservar.
Deitar o alho francês por cima da massa e cobrir com a mistura de ovos e iogurte. Polvilhar com o queijo da ilha ralado e oregãos. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos.
Servir com uma salada de tomate e outra de alface, da horta, claro!!! 
Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário