quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Cada Criança é um Ser Único

 


Ao longo destes quase 9 anos de homeschooling, já mudei de plano mais de uma dezena de vezes, já me senti frustrada umas outras tantas, já houve dias de pura felicidade e certeza do caminho que escolhi, já fiz planos para os nossos dias que acabei por deitar no balde do lixo, e acima de tudo já desisti de tentar que os meus filhos fossem o que quer que fosse que eu ambicionava mas que não estava neles. E essa, foi sem dúvida a maior aprendizagem.

Por muitos livros que leia ou teorias que ouça, se não me ligar aos meus filhos, se não os escutar, sentir, ou observar, nunca saberei que criança tenho à frente e que plano traçar. E posso afirmar que tendo várias crianças, tenho tido sempre vários caminhos, e que se algumas vezes consigo encontrar pontos em comum entre eles, a maioria das vezes tenho que percorrer vias diferentes para chegar ao mesmo fim.

Tem sido um percurso de conhecimento e aceitação das crianças que a vida me trouxe, de uma enorme aprendizagem para mim, de que cada um daqueles seres é único e merecedor do meu amor incondicional.

 E no final o que vale mesmo é aceitar que seja qual for o caminho escolhido por cada um deles, o mais importante é estarmos lá para apoiar essas ambiciosas decisões, os abraçarmos naqueles momentos em que a vida os magoa e lhes troca as voltas e partilharmos aqueles momentos em que os seus olhos brilham de felicidade. 

1 comentário:

  1. O que é que usa para se guiar em termos de o que os seus filhos devem aprender? Obrigada

    ResponderEliminar