segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Passeio de bicicleta


Fomos dar um passeio de bicicleta e eu não resisti em aqui vos contar esta aventura de uma família que sai de casa toda equipada para dar uma volta e regressa meia hora depois com um ar vitorioso de prova superada. Sim, para nós é assim. 
Em primeiro lugar, o cromo número um a andar de bicicleta é a mãe. A mãe aqui de casa adora andar de bicicleta, mas os seus dotes nesse desporto não vão além de conseguir, muito concentrada, manter-se em equilíbrio em cima da dita. E muitas vezes vai ao chão. Basta uma das crianças fazer uma razia às rodas do velocípede e a mãe vai ao chão, na hora. Aliás, já foi! E com o Simão atrás. Enfim, uma verdadeira desgraça. Mas mesmo assim adora umas voltinhas de bicicleta. Ah! E claro, para não falar no pânico que sente ao ver um cão a um quilometro de distância. É mulher para fazer mais uns quilómetros a pedalar só para não se cruzar com o dito cão.
Depois temos a Madalena, que é uma boa ciclista, aventureira destemída, que desde que recebeu uma bicicleta com mudanças no seu aniversário, não perde uma voltinha. 


Logo a seguir vem o Lourenço, que herdou com muito orgulho a velha máquina da irmã, cor de rosa e amarela, por sinal. Nada disso o incomoda, mas o facto de a bicicleta não ter mudanças é um problema. Enquanto é a descer ou a direito o Lourenço é o herói da família, mas assim que se vislumbra uma subida no horizonte, o rapaz desce da bicicleta e vai a dizer mal da sua vida até a tortura acabar. E tem fome, e sede e doem-lhe as pernas, e não há mal que o rapaz não tenha.


O Simão, quando tem a sorte de sair de casa numa máquina de duas rodas conduzida pelo pai Zé Maria, o alívio e a descontração são tais, por ver que não é a mãe ao volante da coisa, que adormece assim que viramos a primeira esquina. 


Claro que, se for a mãe a conduzir a bicicleta onde ele se encontra, o risco de acabar colado no asfalto é grande e nem sequer lhe sai um bocejo. Vai ali de holofotes bem abertos à espera do desastre...
Mas desta vez saímos de casa com o pai. Sorte!! A volta foi pequena, mas suficientemente grande para o Lourenço carpir metade do tempo, a Madalena acabar triste porque queria mais um bocadinho, a mãe, feliz por ter chegado sem ter caído uma única vez e o Simão a dormir profundamente.


Adoro passeios de bicicleta. A sério que sim. E ainda hei-de saber andar com um ar seguro e profissional. Juro que hei-de!!
Só não sei é como é que o pai tem paciência para estas saídas... :)

4 comentários:

  1. Que maravilha de momentos, em miúda andava quase sempre de bicicleta sozinha ou com outras crianças amigas, outros tempos é certo, agora temos quase sempre que sair com as crianças o que é mto bom são momentos em familia e natureza.

    ResponderEliminar
  2. Bem, ri tanto com este estupendo passeio de bicicleta, que o meu homem ,que estava no outro quarto, me perguntou de lá: de que tanto te ris sozinha? Está absolutamente deliciosa esta odisseia familiar. Acredita, tenho mesmo esperança em ti, e um dia o Simão ainda vai adormecer sentado na tua bicicleta ... ;)

    ResponderEliminar
  3. So falta é um capacete por cabeça, a contar com a do Simão, porque se forem ao chão sempre vão mais protegidos !
    Assim poderão fazer passeatas seguras.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa chorámos a rir com a decrição, até porque a Elsa conseguiu rever-se nas tuas palavras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar