quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bolachas Vegan com Chocolate Negro



Hoje é dia de aniversário cá em casa. O pai Zé Maria faz 47 anos!!! Ontem, passámos a tarde na cozinha  a preparar o resto da prenda que os miúdos queriam oferecer ao pai. Digo o resto porque a outra parte da prenda já acabámos durante a semana.
Os pequenos pegaram num frasco que cá tínhamos em casa e, com a técnica de découpage, colaram desenhos feitos por eles. Até o Simão participou. E só à noitinha quando lhe lavei os dentes,  percebi que aquela capa esbranquiçada que tinha à volta da boca não eram restos da papa do lanche, mas sim cola!!!!
Sobreviveu...
Depois de pronto o frasco, nada mais que uma bela fornada de umas deliciosas bolachas vegan para o encher. E digo deliciosas mesmo!!! Maravilhosas!!! Uma receita fantástica que adaptei deste blogue:  http://bussolavegan.blogspot.pt/2010/09/cookies.html. Parecem aquelas bolachas com pepitas de chocolate que compramos no supermercado, só que muito mais saudáveis. 
Os miúdos adoram passar uma tarde na cozinha a fazer bolos ou bolachas e claro que acabam sempre com a barriga cheia!! Depois é só conseguir voltar a ter a cozinha como estava antes... mas eles já ajudam! Enquanto lavo a loiça toda, um deles aspira o chão e o outro vai arrumando as coisas no lugar. O Simão anda por ali a fazer disparates uns atrás dos outros, como destruir sementeiras, por exemplo!!
Acho que o pai vai adorar a prenda das crianças, mas acho que não vai durar muito tempo. Depois é só fazer mais umas fornadas para voltar a encher o frasco.
Espero que gostem!
Bom apetite!


Ingredientes para cerca de 45 bolachas:
2 copos farinha de trigo
2 colheres chá bicarbonato de sódio
1/2 colher chá canela em pó
1 copo açúcar mascavado
3/4 copo óleo de coco
3/4 copo café
1 copo chocolate negro picado

Aquecer o forno a 180ºC. Misturar os ingredientes secos à exceção do açúcar e misturar bem. Noutra taça, misturar o açúcar com o óleo de coco e mexer com um garfo. Juntar o café a esta mistura e mexer bem. Juntar os ingredientes secos com os líquidos e mexer sem bater. Quando estiver tudo bem misturado, encher um saco de pasteleiro com esta massa e formar bolachinhas. A massa fica bastante mole e torna-se fácil fazer as bolachas. Cobrir cada uma das bolachas com o chocolate negro picado e levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal. Estão prontas quando crescerem e parecerem ainda meio moles. Depois de arrefecerem ficam estaladiças. Guardar num frasco, se sobrar alguma...

3 comentários:

  1. o café é em pó ou líquido? Fiz em pó... a massa ficou seca seca seca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o café é líquido!! :)
      As nossas ficaram uma delícia!

      Eliminar