domingo, 30 de setembro de 2012

Bolo de canela ao luar


Ontem fomos fazer um passeio fantástico com um grupo de amigos que já não víamos há algum tempo. O grupo de pais do Colégio Catarina de Bragança. Antes de irmos para os Açores os nossos dois filhos mais velhos andaram nesse fantástico colégio onde fizemos grandes amigos e agora que estamos de volta a Sintra tem sido bom voltar a estar com eles, mesmo fora do ambiente escolar.
Esse grupo de amigos organizou um passeio noturno na Serra de Sintra, mais propriamente na Peninha, e foi de facto fantástico. Os miúdos adoraram e os graúdos também. O passeio acabou era já quase meia noite, sempre acompanhado por uma lua cheia luminosa e no final tivemos direito a uma pequena seia para aconchegar as barrigas mais pequeninas. Foram uns valentes aqueles meninos. Foram 3 km a andar e sem uma única desistência. Até o nosso pequeno Simão, que julgo ter sido o mais novo a participar, fez grande parte do percurso a pé.
Claro que fotos do passeio não há. Para além de estar noite escura no meio das árvores, seria quase impossível tirar fotos e tomar conta de tanta pequenada ao mesmo tempo. Para terminar o passeio fomos até mesmo lá acima à Peninha, e claro, nada melhor do que uma fatia de bolo de canela com uma chávena de chá quente.
Bom apetite!!

P.S. Esta receita de bolo de canela foi a minha amiga Helena quem me deu. Fiz algumas alterações para a tornar numa receita vegan, mas deixo também a receita original para quem não tenha paciência para essas coisas. Espero que gostem!

Ingredientes da Helena:
3 chávenas farinha
2 chávenas açúcar
1 colher chá canela
2 ovos
1/2 chávena de azeite
1 chávena leite
1/2 chávena mel

Ingredientes da Colher de Mãe:
3 chávenas farinha
1 chávena açúcar mascavado
1 colher chá canela
1 colher chá bicarbonato de sódio
1/2 chávena mel
1/2 chávena azeite
1 chávena leite arroz
1 colher de chá sumo de limão
Cerca de 40 minutos a 180ºC
(esta receita já foi melhorada e por isso aqui alterada. Quem não tenha a nova versão pode vir aqui espreitar.)

1 comentário:

  1. iogurtes para todos os gostos!:)
    http://cocoebaunilha.blogspot.pt/2011/03/iogurte-de-limao-e-canela-com-orange.html#.UGmpUkQ9Uuo

    ResponderEliminar