terça-feira, 13 de novembro de 2012

Green Smoothie pela fresquinha


Há cerca de 6 meses que começámos a beber green smoothies ou batidos de fruta e vegetais ao pequeno almoço. Nunca mais comemos outra coisa, e quanto a mim, que era viciada em torradas e café, se não tiver possibilidade de fazer este pequeno almoço, não como nada senão fruta. O café já não entra de forma alguma, e as torradas, só o mal que entretanto percebi que me faziam a todo o sistema digestivo, nem pensar! Mas isso já é outra história. Isto para vos dizer que, começando a beber estes batidos deliciosos, ficamos completamente viciados. Dão imensa energia que se prolonga até à hora de almoço, enchem-nos a barriga de vitaminas, fibra e enzimas que são tão importantes para o nosso organismo. Para não falar do seu poder antioxidante e alcalinizante. 
Todos aqueles a quem falamos dos nossos pequenos almoços nos perguntam como se faz, por isso, resolvi deixar-vos aqui uma receita base, mas podem sempre inventar a vosso gosto e experimentar novos sabores.
O importante é usar sempre folhas verdes que podem ser de couve, espinafres, agriões (para quem gosta do seu sabor forte), brócolos ou até mesmo uma simples alface. Quando digo folha é mesmo esta a regra, deve retirar-se sempre o talo e usar apenas a folha. Podem pôr um bocadinho de hortelã, manjericão, salsa, qualquer coisa verde que gostem. Depois é juntar fruta a vosso gosto. A proporção que nós usamos é 50% vegetais para 50% fruta, em volume. Parece confuso, mas depois de se começar torna-se mais simples e começa-se a inventar. O problema mesmo é ter sempre a casa abastecida com os ingredientes que mais gostamos. Abacate e banana são duas frutas que tornam os batidos muito cremosos, por isso aconselho a porem sempre pelo menos uma delas. A banana tem a vantagem de adoçar o batido. Para os principiantes, digo sempre para colocarem mais fruta do que vegetais de folha verde e a usarem mais do que uma banana. Mais tarde vão começar a reduzir a quantidade de doce e a aumentar os verdes, mas para começar é mais fácil assim.
Agora vou deixar aqui uma receita base e a partir dela podem  inventar sabores a vosso gosto.
Cá por casa fazemos 2 litros de batido ao pequeno almoço e não sobra uma gota, mas se acharem muito, façam apenas metade da receita. Nós temos uma bimby que nos simplifica muito o processo. Se não tiverem uma máquina destas aconselho a usarem uma blender bem potente para que não fique com bocados inteiros. O objetivo é que fique mesmo smoothie...
Vão adorar! Cá em casa, embora o Lourenço seja quem menos aprecia os smoothies, todos comemos este pequeno almoço todos os dias.

Ingredientes para 2 litros de batido verde:
12 folhas de espinafres 
2 folhas de couve coração sem talo
10 amêndoas com pele
2 pêras
2 maçãs
20 uvas brancas
1 fatia melão
1 banana
1/2 abacate
1 colher de chá de canela
água

8 comentários:

  1. Olá! Confesso que sempre tive curiosidade de experimentar estes smoothies, mas não fazia a minima ideia da sua composição. Acho que os vi algures aqui ou no FB (do Zé Maria meu instrutor de escalada de há 8 anos)...o tempo passa!
    Obrigada pela dica :) vou experimentar, pode ser que elimine de vez o pão ao pequeno almoço!
    Sou fâ deste Blog e dou uma expreitadela sempre que posso... acho que a Raquel faz um excelente trabalho e admiro a coragem do homeshooling. Boa sorte!
    POr aqui também vou investindo na minha horta biológica e vou aprendendo, fazendo. Mas parece-me que já tenho uso para o magericão, salsa e etc... que tenho por aqui!
    Depois dou novidades....!
    Obrigada!

    CARLA GARCIA

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel.
    Bebem também no inverno? Não consigo beber coisas geladas quando está frio.
    Na primavera vou experimentar!!!
    bjs
    Paula P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bebemos mesmo no inverno. Não pomos gelo, apenas água à temperatura ambiente.

      Eliminar
  3. Que maravilha. Ultimamente tenho feito poucos, concentro-me no Kefir, porque está mesmo ali à mão, mas já tenho saudades. Como não tenho bimby, nem liquidificador potente, faço receita do leite da terra, de uma médico brasileiro, fica muito bom, dá mais trabalho, mas o resultado é óptimo.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, receita boa e saudável!!! Para mim também uma novidade.
    Fiquei com vontade de experimentar-mos cá em casa mas...não tenho bimba :) os meus cozinhados são à moda antiga.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se não tens uma bimba podes usar uma máquina liquidificadora. Não fica tão smoothie, mas funciona bem. Qualquer blender, desde que potente serve. Experimenta! Não vais querer outra coisa. Beijiho

      Eliminar
  5. Adorei este post! Andava à procura de receitas de smoothies na bimby e esta informação foi muito útil! Rita

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel, vou experimentar, o Zé já me tinha falado neles!

    ResponderEliminar