Há já algum tempo que me meti nesta aventura dos bolos vegan, mas não tem sido fácil alcançar bons resultados. Os muffins resultam na perfeição, mas os bolos de aniversário têm-se mostrado difíceis de conseguir. Este foi o primeiro digno de ser postado.
Claro que, como em tudo na vida, as opiniões dividem-se. Há aqueles que gostam de bolos vegan, com pouco açúcar e textura diferente, e há aqueles que dizem logo que não sabe a nada. A minha sobrinha Inês disse logo que estava horrível, que não sabia a nada. Eu gosto de bolos assim. Já me habituei de tal forma a bolos com pouco ou nenhum açúcar e sem ovos nem manteiga, que dificilmente como um bolo normal. Isto só para dizer, que quem estiver habituado a bolos vegan vai concerteza gostar deste! Quanto a mim, o único defeito que lhe encontrei foi ter cozido um pouco demais. É um cuidado a ter nos bolos vegan. No final da cozedura, se ainda vier um pouco de bolo agarrado ao palito, então está na hora de desligar o forno. Não podemos seguir o truque dos bolos normais, ou fica um pouco seco. Mas comestível na mesma...
A cobertura do bolo estava deliciosa e se por acaso vos acontecer cozerem demasiado o bolo, podem sempre abri-lo ao meio e rechear com o mesmo creme da cobertura. De chorar por mais!!!
Para os meus amigos vegan... um bolo a não perder!!!
Ingredientes para o bolo:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de amido de milho
1 copo de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 copos de café
2 colheres de chá de vinagre
1 copo de açúcar mascavado
(para os mais gulosos, 2 copos, ou acrescentar um copo de geleia de milho)
1 copo de óleo de coco
Ingredientes para a cobertura:
2 copos de leite de soja
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/5 copo de água morna
1 colher sopa de amido de milho
Numa taça juntar todos os ingredientes secos peneirados. Noutra taça juntar todos os ingredientes líquidos e mexer bem. Juntar tudo e bater com a batedeira. Levar ao forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos numa forma redonda sem buraco.
Para a cobertura, misturar todos os ingredientes num tacho e cozer em lume brando até ficar cremoso. Quem tiver uma bimby tem a vida ainda mais facilitada. Juntar tudo na velocidade 4 a 70ºC!! :)
Cobrir o bolo com este creme depois de estar frio. Quem queira pode também recheá-lo.
Para aqueles menos radicais como eu, espalhar raspas de chocolate amargo e de chocolate branco por cima do creme da cobertura. Dá-lhe aquele toque...
Bom apetite e bom aniversário!!
Eu cá adoro bolos vegan, tenho que experimentar!!! :) Existe um - que não sei da receita - com maçã e banana, genial! Seduz todo o mundo :)
ResponderEliminarComer doces de uma forma mais saudável é mesmo bom!! :) Vou procurar uma receita que conjugue esses ingredientes...
EliminarEstava uma delícia! Podia estar menos seco, é verdade, mas estava delicioso.
ResponderEliminar