quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Horta - Colheita de morangos

Para mim, ter uma horta é, para além de um meio de subsistência, poder comer o que mais gosto sem preocupações com pesticidas e fertilizantes. É tudo completamente biológico e por isso muitas vezes as coisas acabam como repasto para lagartas e caracóis. Já me habituei a viver com isso e a única coisa que faço é ir à caça da bicharada cada vez que vou à horta. Sempre que como alguma coisa cultivada por mim parece-me que sabe melhor. Ainda não percebi se é sugestão ou se é mesmo verdade, mas os miúdos devoram tudo o que de lá sai como se não houvesse amanhã. Até as favas!!! 



Já há uns dias que andava a namorar os morangos para os apanhar. Sempre que ia regar espreitava para ver se já estavam madurinhos. Até que ontem achei que estavam no ponto. Enquanto andava de regador na mão, porque ainda não temos um sistema de rega mais confortável, pedi ao Lourenço para ir buscar uma tesoura e apanhar os morangos mais maduros.


Foi assim que ele me apareceu! Entusiasmado com a ideia de apanhar morangos com o equipamento do benfica, luvas de lavar a loiça, cesto de verga e tesoura da cozinha. Acho que o equipamento foi para se preparar para o jogo de hóquei contra o benfica que teve hoje de manhã...


Enquanto dava água às nossas hortaliças só ouvia a voz dele: "mãe, estes morangos são os melhores morangos do mundo. São deliciosos". Não sei quantos ele comeu, mas depois de regalado contou 22 morangos. Eu provei 2, ele comeu mais uns quantos, a Madalena também comeu alguns e o Simão deliciou-se com as sobras...








Espero apanhar mais morangos daqui a uns dias. Eram mesmo doces. Nada como uns morangos biológicos da nossa horta para animar a trupe.
As acelgas estão quase, quase e as alfaces já nos caíram no prato umas quantas vezes...

Sem comentários:

Enviar um comentário