segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tarte de alho francês e pimento vermelho





A semana que passou foi de grandes mudanças cá em casa. Demos a volta ao sótão para fazer um quarto para a Madalena, mas agora faltam as arrumações. Pintámos, eu e as crianças, o teto do sótão (e alguma roupa, claro) de branco para ter mais luz e mudámos toda a disposição do quarto para o poder dividir em dois. Ficou muito engraçado e a Madalena super feliz. Agora falta-me mesmo o pior, que é arrumar todo o caos que ficou.
Com pouco tempo para tudo e com o frigorífico cheio de restos de alho francês que não sabia o que lhes fazer resolvi fazer um almoço rápido, sem grandes preparativos, porque para mim, preparar refeições é de todas as tarefas a menos apreciada.
Tinha acabado de fazer uma sopa de nabiças deliciosa, mas precisava de mais qualquer coisa para dar às crianças. Para mim chegou a sopa, mas para eles preciso sempre de qualquer coisa mais, mesmo que muito simples. Comeram sem resmungar e ainda sobrou para o jantar. Deixo-vos aqui a receita, muito simples e fácil e ao mesmo tempo saborosa.

Ingredientes para a massa:
300g de farinha
70g de azeite
70g água
1/2 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio:
6 restos de alho francês (a parte mais escura)
2 alhos franceses com a parte branca
1/2 pimento vermelho
4 ovos
100g de queijo mozzarella
oregãos
sal q.b.
azeite

Preparação sem bimby:
Juntar todos os ingredientes para a massa numa tigela e amassar com as mãos até fazer uma bola de massa. Depois, forrar uma tarteira com essa massa e reservar.
Fazer um refogado com o azeite, o alho francês cortado em rodelas finas e o pimento também cortado em rodelas finas. Temperar com sal. No final, deitar o refogado por cima da massa. Numa tigela, bater 4 ovos com os oregãos e uma pitada de sal. Deitar por cima da tarte, polvilhar com o queijo mozzarella e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 45 minutos. Servir com uma salada.

Preparação com a bimby:
Juntar todos os ingredientes da massa no copo da bimby e programar 15 segundos, velocidade 6. Reservar.
Deitar o azeite com o alho francês e o pimento cortados em rodelas finas e programar 12 minutos, 100ºC, velocidade 1 inversa. Fazer o resto da receita como na preparação sem bimby e bom apetite.

1 comentário:

  1. Olá Raquel, vim cá ter através da Rosa Ramos e gostei imenso do que li até porque muito do que aqui partilhas vai ao encontro daquilo que eu procuro para mim e para a minha família num futuro próximo. Adivinha onde ... aí, em Fontanelas :)

    ResponderEliminar