Na semana passada começámos um projeto de um tear de cartão. Achei que talvez fosse divertido mas não julguei que o entusiasmo fosse tanto. Até o Simão quis participar!
A Madalena quis fazer uma bolsa para o seu telemóvel e o Lourenço uma bolsa para o dinheiro que vai ganhar com a venda dos seus jornais e livros de histórias. Esta ideia dos jornais e histórias irei falar num próximo post.
Vou deixar-vos aqui as intruções de como construirem um tear e uma bolsa.
Comecem por cortar um cartão maior do que as dimensões do telefone.
De seguida, deverão marcar pontos com um intervalo de 0,5 cm nas margens superior e inferior do cartão. Com a tesoura, cortar 0,5cm de comprimento, a partir de cada um dos pontos marcados.
Prender a linha na primeira ranhura superior,com um nó. Passar a linha na vertical em cada ranhura da esquerda para a direita de forma a que fiquem paralelas umas às outras passando por trás dos cortes para ir passando a lã.
Com uma agulha e lã ir passando alternadamente, por cima e por baixo de cada fio da teia. Repetir fila a fila até preencher todo o cartão, mas passando agora por cima onde se passou por baixo e vice versa.
No final, rematar a linha com um nó e escondê-la dentro do tecido feito. Retirar a lã das argolas feitas inicialmente sem nunca cortar o fio, apenas desmontando o tear. No final, puxar a bolsa para fora do cartão e realizar os acabamentos em cima e no fundo.
Divirtam-se!!
(ideia e instruções retiradas do livro de educação tecnológica do 2º ciclo)