segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vincent Van Gogh



Há já algum tempo que as quartas feiras estão reservadas para artes. Todo o tipo de artes, desde pintura de pedras, mandalas, origami, tricô, até mesmo o estudo de alguns pintores. Há uns tempos falámos de Picasso, mas uma destas quartas feiras foi dedicada a Van Gogh.
Os miúdos adoraram a sua biografia e toda a vivência quase trágica que foi a sua vida. O facto de ter dependido do irmão durante grande parte da sua vida, e de ter partilhado uma casa com o pintor Gauguin até ao dia em que tentou matá-lo com uma faca e não conseguiu e que levado pela frustração cortou a sua própria orelha. Depois de viver angustiado pela pobreza e pelo facto de estar dependente do irmão, acabou por se suicidar. É tão estranhamente fantástico que um homem tão desequilibrado pudesse pintar coisas tão belas.
Depois de termos visto pinturas de Van Gogh e de termos falado de algumas das suas técnicas incluindo a tão usada técnica das pinceladas, resolvemos inspirar-nos e cada um pintou o que quis, totalmente livre, apenas inspirado na arte de Van Gogh.
E havemos de pintar mais, pois Van Gogh inspira-nos!!!




3 comentários:

  1. Van Gogh decidiu, encorajado pelo irmão, que iria ser artista. E foi aprender, já adulto, sem se preocupar se tinha geito ou não. Apenas sabia que queria. Foi o exemplo que dei ao meu filho que pensava que não sabia desenhar e que ia chumbar a desenho. Mostrei-lhe a obra do Vincent e ele percebeu que cada um desenha como quer e como sabe, e que sobretudo deve ter prazer em desenhar. E está a resultar! Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Todos temos um Van Gogh dentro de nós, se quisermos!

      Eliminar
  2. É preciso ter alguém que acredite em nós.
    O que muitas vezes não existe.

    ResponderEliminar