terça-feira, 3 de outubro de 2017

Porque as Crianças Aprendem Brincando

O verão chegou finalmente a Sintra e temos aproveitado os dias de calor e de sol para ir à praia que nesta altura do ano já voltou a ser só nossa. Para o pequeno Matias, brincar à beira mar, ou neste caso à beira rio, tem sido uma descoberta incrível.
Quando as crianças brincam livremente sem qualquer interferência ou controle por parte dos adultos, aquilo que observamos neles é o que de mais ancestral têm dentro de si.. As corridas com lanças e espadas nas mãos, atirar areia uns aos outros, fazer esconderijos e abrigos, fazer comida, cuidar dos bebés, brincar na água, subir às árvores e às rochas, saltar de muros altos, pescar, tudo isto está na nossa natureza humana e as crianças buscam essas brincadeiras de uma forma muito inata.
É engraçado como basta alguns momentos a observá-los para encontrarmos tantas características da nossa ancestralidade nas brincadeiras que escolhem todos os dias. É com essas brincadeiras que aprendem a gerir conflitos, a trabalhar em equipa, ou pelo contrário, a superar dificuldades sozinhos, a compreender o seu próprio corpo e suas limitações, a perceber a natureza e como podem fazer parte dela respeitando-a.
Quando os sentamos numa cadeira dentro de quatro paredes horas a fio e os obrigamos a ficar calados a ouvir outra pessoa a falar, ou lhes impomos o que devem aprender e como o fazer, estamos a ir contra a sua natureza humana e a retirar-lhes todo o potencial criativo e de aprendizagem de si próprios e do mundo. Está nas nossas mãos incentivar e preservar esse potencial, porque as crianças aprendem brincando.






Sem comentários:

Enviar um comentário