segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A Chegada de Mais um Outono na Serra de Sintra

Os bugalhos são aquelas bolinhas tão engraçadas que aparecem penduradas nos ramos dos carvalhos. Quando uns certos bichinhos da família das vespas picam o tronco de um carvalho e lá depositam os seus ovos, a árvore desenvolve uma bola onde vai crescer a larva que dará origem ao insecto. Quando o bichinho está pronto para voar, fura o bugalho e vai à sua vida, deixando para trás aquelas bolinhas engraçadas com um buraquinho.


Adoramos passear pela Serra no Outono, sentir como o ar está diferente e os cheiros são outros, brincar com a terra, apanhar frutos, observar como os fetos já secaram e largaram os esporos, procurar pelos bugalhos. 
Adoro passear com eles e ver como gostam de explorar, como fazem perguntas e já reconhecem a flora local e sabem o que se come e o que é só para olhar. Como percebem que há plantas que dão flor e outras que não e que por isso têm formas de reprodução diferentes. 
Adoro sentar-me a fazer tricô e vê-los e ouvi-los com os paus nas mãos, sempre com os paus nas mãos, a correrem pelo bosque e a subirem aos blocos de granito já tão familiares que não escondem dificuldades.
Sinto que para o Lourenço talvez sejam as últimas brincadeiras destas, já procura outros interesses, sinto-o a crescer a uma velocidade assustadora, a explorar o mundo e a vida de outras formas que já não são tão de criança e só desejo estar à altura deste desafio...






Sem comentários:

Enviar um comentário