quarta-feira, 21 de março de 2012

A Horta: as curgetes

Esta semana que passou estive um pouco ausente aqui do blogue. Tivemos visitas cá em casa. Foi tão bom rever uns amigos que já não viamos há mais de um ano. Daqueles amigos que por muito tempo que estejamos sem nos ver parece que foi há bocadinho a última vez que estivemos juntos.
O nosso amigo Zé tem uma horta fantástica em Sintra, repleta de quase tudo o que se possa imaginar e chegámos à conclusão de que o meu pequeno espaço estava a precisar de mudanças, ou as coisas não íam crescer. Esta história dos garrafões pode ser muito útil, mas nem tudo se dá bem num espaço tão pequeno. Tive mesmo que renovar toda a minha horta e replantar muita coisa.
As curgetes e as alfaces eram os únicos espécimes que estavam em condições de crescer, embora precisassem de mais espaço. Já as cenouras, eu não sabia que não era suposto transplantar e que precisavam de muito mais altura de terra do que aquela que um garrrafão lhes permite. Assim, mudei as curgetes para a terra, as alfaces também e tudo o resto voltei a semear. Não posso fazer sementeiras diretamente na terra porque os gatos destroem tudo, mas resolvi fazer as sementeiras dentro dos garrafões, com apenas uma semente por garrafão. Parece um trabalho infindável, mas não vou desistir. Aqui ficam umas fotos dos meus exemplares de curgetes que parecem estar a crescer bem, mesmo tendo sido transplantadas. 



Sem comentários:

Enviar um comentário