terça-feira, 13 de março de 2012

Pinturas

Se há coisa de que todos os meus filhos gostam é livros e pinturas. Todos eles gostam de histórias e de livros e é rara a noite em que não lhes leia uma história com eles já deitados na cama. Eu, ou o pai, claro! E mesmo depois de sairmos do quarto com os dois rapazes já a dormir profundamente, a Madalena fica quase sempre a ler um livro. 
Pinturas com pincéis é outro hobby de que gostam muito. Têm caixas com lápiz e canetas que também usam, principalmente o Lourenço, mas o que mais gostam de usar é pincéis. E não são só os mais crescidos. O Simão também pede para "pintá"!
Há uns dias estivemos a ver com o Simão o livro "Qui fait peur aux petites souris?" de Alain Crozon e Seuil Jeunesse. É um livro muito engraçado para os mais pequenos que a tia Nana ofereceu à Madalena quando ela era pequena. Fala de dois ratinhos e de que animais eles têm medo, e no final pergunta quem é que tem medo dos dois ratinhos e para espanto de todos, quem tem medo dos ratinhos é o grande elefante. 
Depois de vermos a história com o Simão, o Lourenço e a Madalena resolveram fazer uma pintura sobre o livro. E saiu isto! Adorei! E o Lourenço até aproveitou para treinar a escrita.
Não se percebe muito bem na fotografia, mas ele escreveu "RATU" e "ILFATE" e esclareceu-me que aquele ratito pequenito que ele pintou, tinha uma tromba porque queria ser como o elefante. Ainda só conhece as maiúsculas, mas está a despertar para a escrita. Só desejo que ele goste tanto de ler e escrever como a irmã.



2 comentários:

  1. Ora Bem !
    Fico muito contente por esse livro continuar a agradar !
    O sobrinho Lourenço vai por boa via !

    ResponderEliminar
  2. Que máximo! Não conheço o livro mas estes são às centenas cá em casa, felizmente somos todos devoradores de livros!
    Bjinho

    ResponderEliminar