domingo, 27 de maio de 2012

Uma flor de origami e uma família americana - An origami flower and an american family

Agora que estamos quase, quase, a ir embora dos Açores, conhecemos uma familia fantástica de quem vamos ter muitas saudades. São americanos e têm 4 filhos em ensino doméstico. Adorei ter conhecido a S e vou ter muitas saudades dela. Tem sido uma energia positiva muito importante para a nossa família, especialmente neste período de transição. Tenho aprendido muitas coisas com ela sobre ensino doméstico e sobre como fazer uma alimentação mais saudável para nós e para as crianças. 
Os miúdos, embora não falem a mesma língua entendem-se como se se conhecessem desde sempre. É fantástico! Hoje vamos lá a casa aprender a fazer batidos de frutas e vegetais saborosos para as crianças...
O Lourenço fez 6 anos no dia 26 e a Sophia, a número 3 dos 4 filhos deles, fez 6 anos no dia 25. Achei que devia oferecer-lhe qualquer coisa feita por mim para que possam sempre lembrar-se de nós. E porque não uma flor de origami? Assim foi! Acho que ela gostou muito, pelo menos não a largou durante toda a tarde. Vou sempre lembrar-me deles...

Now that we are almost leaving the Azores, we just met this wonderful american family who we are going to miss a lot. They are american and they homeschool their 4 kids. I feel so happy for having met S and I'm really going to miss her. She has been such a positive energy in our family, especially in this period of transition. She has been teaching me so much about homeschooling the kids and preparing healthier and tasty meals for the family...
Although our kids and theirs don't speak the same language, it seems as they have always known each other. It is fantastic! Today we are all going to their house and learn how to make tasty and healthy smoothies...
Lourenço just turned 6 on the 26th, and Sophia, their number 3 kid, just turned 6 on the 25th. I thought it would be great if I made something for her birthday so they could always remember us. So, I decided to make her an origami flower! I think she really liked it. At least she held the little flower in her hand wherever she went. I will always remember them....

recortes prontos para montar
flor de origami já pronta e pendurada
pormenor da flor de origami 
embrulho da Colher de Mãe para a Sophia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Este Momento #8


{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.
A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama
.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Convites de Aniversário do Lourenço


Hoje vim aqui para deixar os convites de aniversário do Lourenço. Consegui acabá-los e entregá-los a tempo. Foram feitos a partir de um original que depois foi copiado. O desenho foi feito pelo Lourenço. O resto são recortes feitos com cartolina e papel de embrulho. Espero que gostem.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Um Poncho Especial e 3 Ideias de Livros

             

Já há algum tempo que não participava no Yarn Along da Ginny, mas esta semana apeteceu-me e como ainda por cima tinha novidades, não podia deixar de aqui deixar este post. 
Esta semana li com as crianças 2 livros fantásticos. Nem sempre os livros que realmente nos apetece ler estão na biblioteca pública e quando isso acontece ficamos um bocadinho vazios por dentro. Parece que nos falta qualquer coisa. Todas as noites contamos uma história às crianças antes de adormecerem e por vezes é difícil não repetir histórias, mas esta semana descobrimos cá em casa um livro bem velhinho em que não sei porquê nunca tínhamos pegado. Chama-se "O Vale Encantado do Velho Billy" ou no original "Old Billy's Enchanted Valley" e foi escrito por Bruce Peardon que nasceu em Queensland em 1945. Bruce gostava de pintar desde criança, mas foi aos 15 anos, quando teve um acidente de automóvel que o deixou totalmente paralisado que começou a pintar segurando o pincel com a boca. Desde então escreveu alguns livros para crianças e fez as ilustrações. Morreu em Maio de 2001. A história deste livro é contada por um velho canguru ao seu neto e fala de um tal Velho Billy que era muito amigo de todos ao animais e que respeitava a natureza e que deixou muitas saudades quando um dia morreu. É, de facto, uma história muito bonita.
O outro livro foi o pai ZM que o comprou para a Madalena que é viciada em livros. É "A mãe que chovia" do José Luis Peixoto e é uma história sobre o amor incondicional que as mães têm pelos filhos e sobre a saudade na ausência. "Mãe, choves o significado do teu nome sobre a terra, choves amor."
Eu vou começar a ler "A Caverna" de José Saramago, para me inspirar e ganhar forças para este percurso que ainda nos falta caminhar. Há dias em que penso que não vamos conseguir lá chegar, que a maré está contra nós e preciso de um empurrão para não perder as forças e me perder neste mar de rebanhos. Havemos de lá chegar, mas temos pressa...



Estou a tricotar este mini poncho para a MB que faz agora 5 meses. Gostava de lho oferecer antes de me ir embora desta ilha. É para ela usar no próximo inverno e para se poderem lembrar de nós sempre que ela o vestir. 
E por hoje é tudo, amanhã há mais...

domingo, 20 de maio de 2012

A nossa horta está assim - Our garden looks like this

Pois é! As coisas continuam a crescer depressa na nossa horta. Sinto-me triste porque precisava de mais espaço para ter maior quantidade de cada coisa, mas por outro lado estou feliz porque já temos comido umas curgetes, alfaces e hortelã aqui da horta. Tudo 100% biológico. Dá muito trabalho, mas no fim vale a pena.
Hoje descobri que os meus brócolos foram atacados por cochinilha. Lá vou eu a correr fazer uma caldinha para salvar os brócolos de uma morte lenta mas certa.
Estou ansiosa para ter um espaço diferente, maior, com mais terra para a horta e para as crianças. Sempre as crianças. Mas são elas que movem os meus dias, é por elas que tudo faz sentido. Gostava que cada um deles tivesse a sua mini horta para cultivarem o que mais gostam e poderem perceber o valor daquilo que comemos. Para aprenderem a proteger e respeitar a natureza, porem as mãos na terra e brincarem na rua.
E agora, é assim que está a nossa horta!!

As nossas curgetes depois de terem dado muitos frutos
Uma das curgetes depois de apanhada
A hortelã que tem aromatizado as nossa saladas, chás e sumos
As alfaces depois de nos terem dado infinitas folhas super saborosas
A couve ainda pequena mas a crescer
Os famosos brócolos a precisarem de socorro
Os tomateiros cereja que o João Pires  me deu

sábado, 19 de maio de 2012

Favas à moda do Pico


Para quem gosta de favas, como eu, aqui deixo uma receita deliciosa que aprendi com a minha amiga Cecília. Ela nasceu na ilha do Pico, vive aqui na Terceira, dá aulas de ioga e faz umas favas maravilhosas entre outras muitas coisas. A receita está no blogue dela  http://quintavinagreira.blogspot.pt/2012/05/favas-de-festa-moda-do-pico.html, e vale a pena ir lá espreitar. São mesmo boas o raio das favas...  

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Este Momento #7



{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.
A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Biscoitos de Cacau

Como as crianças cá de casa gostam de se juntar na cozinha para fazer bolos, decidi alterar as medidas em gramas para chávenas para que eles possam trabalhar quase sozinhos. Vejo a cozinha com crianças como uma forma agradável de se brincar com a matemática e de se treinar a motricidade. E claro, no final temos um bolo ou umas bolachas caseiras, que são sempre mais saudáveis que as de compra. Sem corantes nem conservantes, como gosta a Colher de Mãe. :)
Esta receita de biscoitos de cacau foi retirada e adaptada do blogue http://paracozinhar.blogspot.pt/2011/01/biscoitinhos-de-cacau.html. A chávena usada como base de medida leva 240ml.





Ingredientes para 35 biscoitos:
2 chávenas de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
125 grs de óleo de coco
7 colheres de sopa de açúcar mascavado

Preparação:
Numa taça, bater o açúcar com o creme vegetal. Peneirar a farinha com o cacau e ir juntando à mistura anterior. Quando a massa formar uma bola que se descole das paredes da taça, começar a formar bolinhas do tamanho de uma noz e pressionar com um garfo de forma a que fiquem com a forma de bolachas. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 5 minutos, depois reduzir a temperatura para 180ºC e cozinhar mais 8 minutos.
Retirar e deixar arrefecer. Guardar num frasco.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Aprender em Casa

Um dos meus sonhos por concretizar é educar os meus filhos em casa. Educar no sentido de lhes dar escola em casa. Sim, ensino doméstico. Cada dia que passa sinto que é esse o meu objetivo na vida, ou pelo menos um dos objetivos. Estou triste e frustrada com o sistema de ensino e sinto que faria muito mais por eles em casa do que se faz na escola. Acredito que cada criança tem a sua forma de aprender, que não são todos iguais, felizmente! Cá em casa são três, e todos eles com formas de aprender diferentes. Tento sempre que a criatividade seja o ponto central, que a liberdade de expressão seja sempre respeitada e aproveito todos os momentos fora de casa para fazer da natureza a escola. Claro que depois de um dia de escola fora de casa é difícil motivá-los para qualquer coisa que peça concentração, mas mesmo assim vamos conseguindo um equilibrio e vamos encontrando coisas que lhes despertam interesse.
Já pensaram que a cozinha pode ser um laboratório de matemática? E o lego? E a horta e os passeios, são aulas de ciências. E os livros e as histórias são bons para aprender a ler, a escrever a viver e a sonhar. E a criatividade e a magia estão em tudo, basta querer e acreditar. Com recortes, origamis, tricô, trabalhamos a motricidade fina e a criatividade. Nestas idades é essencial que eles desenhem o que lhes vai na alma, sem barreiras, sem regras. É deixá-los voar nas asas da imaginação. E desse trabalho resultam coisas fantásticas!
Outra das coisas que sinto ser importante e a que não se dá impotância é as tarefas de casa. Acho importante as crianças saberem fazer as suas próprias camas, saberem preparar um pequeno almoço, ajudarem a pôr a mesa e a arrumar a cozinha, arrumarem a sua própria roupa. Não pretendo que façam as tarefas domésticas, pretendo sim, que sejam autónomos e a autonomia só se consegue fazendo as coisas. E com os horários apertados e as correrias do dia a dia eles crescem sem saber o básico. 
Por todas estas razões, acho que o ensino doméstico é aquilo que quero para os meus filhos. Se lá vou conseguir chegar, isso não sei, mas é esse o meu sonho. 

    Pintura da Madalena agora sim, acabada!! A outra estava por acabar segundo a artista
    Madalena's painting is now finished. The other wasn't, she happened to tell me

    Lourenço na matemática com o seu novo jogo e Madalena a estudar inglês
    Lourenço playing with his new maths game and Madalena studying english

    Os rapazes e a plasticina
    Boys playing with Plasticine

    Simão a desenhar...  ou a fazer construções??
    Simão drawing... or just building something??

    Pintura com giz
    Painting with chalk

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Este Momento #6




{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.
A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolachas de chocolate

Já há algum tempo que me andava a apetecer fazer umas bolachas de chocolate. Tenho aqui esta receita do livro base da bimby e nunca a tinha experimentado e como prometi que levava qualquer coisa doce para os amigos do curso de apicultura, lá deitei mãos à obra. Sairam bem. Eu gosto! Mas o Lourenço disse logo : "gosto mais das outras que fizemos no outro dia!". Claro!! Foi ele quem as fez, tinham que ser melhores. Também hei-de aqui deixar essa receita. Mas hoje, espero que a turma das abelhas goste das bolachas!! :)


Ingredientes para 30 bolachas:
100 grs de chocolate negro
250 grs de farinha
100 grs de açúcar amarelo
100 grs de creme vegetal
1 ovo
1 colher de chá de fermento

Preparação:
Aquecer o forno a 180ºC. Preparar tabuleiros forrados com papel vegetal.
Triturar o chocolate em pedaços bem pequenos. Juntar todos os outros ingredientes e bater muito bem até fazer uma pasta. Moldar bolinhas e achatar de seguida formando bolachas. Levar ao forno durante 13minutos com o calor apenas por baixo. Deixar arrefecer e colocar dentro de um frasco ou numa lata.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma Encomenda de Convites de Aniversário

Finalmente acabados e entregues. Missão cumprida, 35 convites feitos à mão.
Feitos com papel de embrulho e cartolina, cada convite é único.  



Depois de acabados, já prontinhos para a entrega!!


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Este Momento #5




{este momento} - Um ritual de Sexta-feira. Uma simples foto, sem palavras, capturando um momento da semana. Um momento simples, especial e extraordinário. Um momento que eu quero parar, saborear e recordar.

{this moment} - A Friday ritual. A single photo - no words - capturing a moment from the week. A simple, special, extraordinary moment. A moment I want to pause, savor and remember.


A primeira vez que vi esta ideia foi no blogue A Horta Encantada e achei fantástica. Tenho fotos aqui guardadas que não sabia o que lhes fazer, mas gosto delas por serem momentos especiais cá de casa. Quem as vir, não vai sempre entendê-las, mas para mim são especiais.
A ideia original saiu do blogue soule mama.

The first time I saw this idea was in A Horta Encantada and felt it would be wonderful if I would do the same. I've got some photos, special photos, that I would like to use but don't know where or how. I think sometimes you won't understand some of them, but for me they are special.
Original idea from the blog soule mama
.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

OVO


Conhecem o Ovo? Um Ovo muito especial. Muito mesmo. E completamente atual. Foi gravado em 2000 e podia ter sido gravado hoje. Já tenho este álbum há uns anos e gosto de o ouvir. Sempre gostei, mas agora mais do que nunca. Não sou  fã de Peter Gabriel, mas este album é especial. Se não o têm deveriam ter. OVO conta a história da humanidade através da história de uma familia. É a história de um mundo onde se vive em harmonia com a natureza, baseado na natureza e que passa por uma experiència de destruição e  alcançando novamente a paz em harmonia com a natureza. 
Vou deixar-vos com um bocadinho desta obra de arte que acho simplesmente maravilhosa e que por isso me apeteceu partilhar convosco. Procurem o resto e ouçam com atenção!  É quase mágico. Quase não!! É mesmo mágico!

Do you know Ovo? A very special Ovo. Really special. And so about the present. It was recorded in the year 2000 but it could have been today. I've had this CD for a few years and I like to listen to it, and now, more than ever. I'm not a great fan of Peter Gabriel, but this one is a very special album. You should have it if you don't. OVO tells the story of mankind through the story of a family. It's the story of a world where people live in harmony with nature, based on nature and that goes through a experience of destruction reaching peace and harmony with nature again.
I will leave you with a bit of this work of art that I find simply wonderful and because of that I felt like sharing it with you. Go look for the rest of the album and listen to it paying attention. It's almost magical. Not almost. It is totally magical!


3. Time of the turning
In the big house.
Where the sun lives. 
With the walls so white and blue.
In the red soil. 
All the green grows.
And the winds blow across your face, they blow across your heart. 
It's the time of the turning and there's something stirring outside.
It's the time of the turning and there's we'd better learn to say our goodbyes.
All the earth breaks. Like a stale bread.
And the seeds are folded in the soil. oh the sun pours.
Then the rains fall. 
While the roots reach right out through the ground, they reach out through the ground.
It's the time of the turning and there's something stirring outside.
It's the time of the turning and the world's falling.
Nothing you can do can stop the next emerging.
Time of the turning and we'd better learn to say our goodbyes.
If we can stand up. When all else falls down. We'll last through the winter.
We'll last through the storms. We'll last through the north winds.
That bring down the ice and snow. 
We'll last through the long nights, till the green field's growing again.
Growing again.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolo de mel alentejano - Honey cake from Alentejo


Há já algum tempo que sonhamos todos os dias com a nossa ida para o campo, ter uma horta, colmeias, oliveiras, um pomar, galinhas, ovelhas e receber pessoas. Viver no campo, viver da terra! Espero que esse dia esteja próximo.
Há uns dias, surgiu a hipótese de fazer um curso de iniciação à apicultura aqui na ilha Terceira. Claro que aproveitei a oportunidade e estou a adorar. Creio que esta oportunidade me apareceu no caminho por alguma razão, acredito mesmo nisso. Acredito que devemos aproveitar estes sinais, sempre!!! Acredito que este chamamento que o campo nos tem feito vai concretizar-se, mais cedo ou mais tarde. Temos que seguir os nossos sonhos, por mais difícil que seja o caminho a percorrer. Acho mesmo que vamos lá chegar! E o Alentejo não está fora de questão!:)
Que melhor receita para aqui vos deixar hoje senão um bolo de mel alentejano?

We have been dreaming about going to the countryside. Having a garden, a beehive, olive trees, fruit trees, some hens, sheep, and a guest house. Living in the countryside, being self sufficient. I just hope that day is close.
A few days ago I came upon with the opportunity of  making a beekeeping course here in Terceira island. Of course I could´t say no to this and I'm loving it. I believe this happened for a reason, I really do. And I believe we shouldn't ignore those signs, never!! I believe that this call we have been listening to is going to come true, sooner or later. We have to follow our dreams even if the path looks difficult. I think we´ll make it to the end, and Alentejo isn´t out of the question!:)
What better recipe could I give you here today than a honey cake from Alentejo?

Ingredientes:
6 claras de ovo
100 grs de azeite
120 grs de mel
3 gemas de ovo
120 grs de açúcar amarelo
350 grs de farinha tipo 55
raspa de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó
manteiga para untar a forma
farinha para polvilhar a forma
(receita retirada e adaptada do livro "do convento para a bimby")

Ingredients:
6 egg white
100 grs olive oil
120 grs honey
3 egg yolk
120 grs brown sugar
350 grs self raising flour
1 lemon zest
1 teaspoon cinnamon
butter for the pan
flour for the pan
(adapted from the book "do convento para a bimby")

Modo de preparação:
Pré aquecer o forno a 180ºC em cima e em baixo. 
Bater as claras em castelo e reservar. Juntar todos os ingredientes numa taça e bater até ficar homogéneo e a massa fizer bolhinhas. Adicionar as claras batidas e envolver com uma vara de arames.
Deitar  a mistura numa forma untada e levar ao forno aproximadamente 40 minutos tapado com papel de alumínio. Quando estiver quase cozido, destapar e deixar dourar.
Bom apetite!

How to do:
Preheat oven to 180ºC up and down.
Beat egg whites and set aside. Put all ingredients together in a bowl and beat everything until is fluffy. Add egg whites and involve them carefully.
Pour the mixture into a greased pan and bake it for about 40 minutes covered with silver paper. When almost ready uncover and let it brown.
Have a nice cake!!!