quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Unschooling ou aprender em liberdade


A brincadeira favorita do Lourenço
Cavaleiro, cavalo e origami

Comecei isto do ensino doméstico apenas há um mês e já aprendi muito com esta experiência. Sim, eu é que aprendi. Aprendi que há crianças que aprendem tudo com um livro à frente e que há outras a quem é preciso tirar a folha e o lápis do caminho para que consigam aprender alguma coisa.
O Lourenço é uma dessas crianças. Meti na cabeça, na minha cabeça, claro, que o Lourenço iria aprender a  escrever e mais tarde a ler com o método global. Com este método, que eu considero fantástico, as crianças aprendem a escrever e a ler do todo para o particular. Começam com palavras inteiras e só depois vão procurar as sílabas e as letras. Como o Lourenço gosta de livros, pensei que seria a melhor forma de o incentivar a escrever e a ler. Não funcionou. Não consegui fazer nada com ele.
Tive que parar para pensar e para mudar de estratégia. Ele conhece as letras, sabe dividir palavras em sílabas, então vamos começar por aí. Começámos... e funcionou! Fiquei pasmada. Em dois dias o Lourenço começou a escrever palavras, umas atrás das outras. Consegue escrever palavras como "cavaleiro", "cavalo", "origami", "coração", que nem sequer são palavras fáceis. Aprendi com ele. Sim, eu é que aprendi com ele, que o que é bom para uns não é nada bom para outros. Agora resta-me continuar esta caminhada com ele. Palavra atrás de palavra, ainda tudo sem papel, que para isso ele não tem a mínima paciência. 
O Lourenço ensinou-me que é possível aprender a escrever sem pegar no lápis e na folha. E eu aprendi a lição, não vão haver mais momentos de "senta aqui com o papel à frente" enquanto ele não estiver preparado e sempre que fazemos uma atividade ou falamos de um tema eu peço-lhe para me dizer como se escreve determinada palavra e assim vamos caminhando juntos no mundo das letras. Um dia ele vai pedir o papel e o lápis e outro dia ele vai ler a primeira palavra. Esse dia vai chegar, mas não vai ser quando eu quiser, vai ser quando ele quiser. É para isso que cá estou, todos os dias, para lhes dar o que eles precisam em cada momento.
Deixo-vos aqui este pequeno filme que me serviu de inspiração nos momentos mais difíceis em que pensei que não ia conseguir ultrapassar as dificuldades. Porque de facto, as dificuldades são minhas, não deles. Eles aprendem sempre. Se nós soubermos o que eles precisam!!!


3 comentários:

  1. Olá Raquel
    Está no caminho correto, tudo tem um tempo certo para acontecer e nunca se conseguiu grande coisa forçando e "impingindo" assuntos que não interessam minimamente às crianças. Todos os dias eles aprendem e com as coisas que realmente os cativam e assim sim, dá-se a verdadeira aprendizagem.
    Adorei o post, adorei ver como o Lourenço está lindo!
    Beijinhos com saudades.
    Ana Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades Ana Isabel!!! Obrigada pelo apoio e por tudo o que ensinou ao Lourenço. Beijos!!

      Eliminar
  2. Olà cunhada !
    Gosto de ver que as aprendizagens vão-se fazendo e que tu tens a necessària sensibilidade para acompanhar os teus filhotes pelo caminho da escola ...
    Quanto ao método de leitura global, aqui em França jà teve a sua "hora de gloria" mas verifica-se que as crianças que aprenderam assim ficam com uma certa dificuldade na ortografia e na leitura ...
    Mas por um lado é interessante a "fotografia" de palavras inteiras que a criança conhece e pode leva-la ao interesse pela leitura das outras palavras.
    Continuem bem !

    ResponderEliminar