terça-feira, 6 de março de 2012

Madalenas de amêndoa e nozes

Pois é, nem tudo aquilo que se passa na minha cozinha acaba aqui no blogue. Muitas receitas não têm um final feliz e digno de comentários, como os queques de cenoura que acho que nunca vou ser capaz de fazer. Mas há coisas, por muito simples que pareçam à primeira vista, que saem particularmente bem e que são um sucesso. Essas sim, vale a pena aqui deixar para vocês. E estas madalenas de amêndoa e nozes são um caso desses. Perfeitas! Deliciosas! Só não podem é cozer demasiado!!! :) 
Cá em casa quem gosta de fazer bolos é o Lourenço, já a Madalena, se puder, dá uma volta pela cozinha para investigar o que vai sair dali e depois foge rapidamente até o cheiro de bolo acabado de fazer lhe chegar ao nariz. Aí sim, ela aparece com um ar interessado. Mas, de facto a cozinha não é para ela, a Madalena gosta mesmo é de histórias e teatros!!
Assim, eu e o Lourenço, este sábado, deitámos mãos à massa e sairam estas maravilhosas madalenas... talvez em honra da nossa pequena contadora de histórias...


Ingredientes para 16 madalenas:
70grs de amêndoas sem pele
70grs de nozes descascadas
200grs de açúcar amarelo
3 claras de ovo
3 gemas de ovo
210grs de creme vegetal
260grs de farinha tipo55
1 colher de chá de fermento
(receita adapatada do livro "Do Convento para a Bimby")

Preparação na bimby:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar as amêndoas e as nozes no copo e triturar na velocidade 9. Retirar e reservar.
No copo bem limpo, deitar as claras com a borboleta colocada e bater durante 3min./ vel. 3 1/2. Retirar e reservar.
Ainda com a borboleta, colocar no copo o açúcar, as gemas e o creme vegetal e programar 2min./37ºC/vel.4. De seguida, programar mais 2 minutos.
Adicionar as amêndoas e as nozes trituradas, a farinha e o fermento e envolver 15seg./vel.3. Adicionar as claras batidas em castelo e envolver 6seg./vel.3. 
Encher as formas de queques, previamente untadas com manteiga e farinha, até 3/4 e levar ao forno 20minutos.
Bom apetite!

Preparação tradicional:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo e reservar.
Triturar as amêndoas e as nozes e reservar.
Numa taça, deitar o açúcar, o creme vegetal e as gemas e bater. Depois de obter um creme esbranquiçado, juntar as amêndoas e as nozes já trituradas e envolver. Juntar a farinha e o fermento e bater. No final, envolver as claras em castelo sem bater. Encher as formas de queques, previamente untadas com manteiga e farinha, até 3/4 e levar ao forno por 20 minutos.
Bom apetite!!

4 comentários:

  1. Olá,
    sou leitora frequente do "Arrumário" e num instante cheguei até aqui, onde se está muito bem! Estas madalenas são uma delícia e com o carinho de mãe ainda melhor.
    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
  2. Mham Mham !
    E não consegues fazer bons queques de cenoura ??!?
    Tens de procurar lá no meu blog a receita de bolos de cenoura e depois vertes para as formas de queque, uma delicia!
    Bjnho

    ResponderEliminar