quarta-feira, 4 de abril de 2012

Blogues, tricô e uma Vida mais Sustentável


Costumo seguir uns blogues que me apaixonam por terem gostos comuns aos meus e filosofias de vida também. Cada dia que passa sinto-me mais próxima da natureza e das coisas feitas à mão e em casa, o mais natural possível. Comecei pela alimentação, cada vez mais natural e vegetariana, os iogurtes feitos em casa, os bolos feitos em casa, os bonecos feitos à mão, o tricô e claro, a horta. Cada dia que passa faço um esforço maior para não desperdiçar e seguir a regra dos 3 R's: reduzir, reutilizar e reciclar. Tento ao máximo reduzir aquilo que compro, ou compramos, já que somos 5, tento reutilizar aquilo que posso, nem que seja as latas das conservas para fazer sementeiras, e claro, reciclamos tudo o que podemos. Nesse ponto somos um pouco fundamentalistas :)
Acredito que se queremos um futuro saudável para os nossos filhos temos mesmo que mudar de hábitos e acabar com o consumo exacerbado de coisas que nem sequer precisamos. Acredito que aos poucos conseguiremos uma vida mais simples e sem excessos e que um dia será possível vivermos do que produzimos na nossa horta. Por enquanto é apenas um sonho, ou um projeto, mas acredito neste percurso e as crianças colaboram e partilham os nossos sentimentos.
Por estas razões comecei a seguir alguns blogues de pessoas que deixaram a vida louca das cidades e foram para o campo em busca de uma vida mais saudável tanto fisicamente como espiritualmente. Alguns, muitos, praticam ensino doméstico, têm hortas para sua própria subsistência, fazem a sua própria roupa, são vegetarianos, não têm televisão, e no entanto são pessoas felizes. Acredito verdadeiramente que se queremos ser felizes teremos que reduzir as necessidades. Muitas vezes, aquilo que queremos ter não é o que nos faz falta e devemos parar e refletir se realmente precisamos disso.
O blogue Small Things, http://www.gsheller.com/, da Ginny é um desses blogues inspiradores e ela, mãe de vários filhos em Ensino Doméstico adora livros e tricô.




1 comentário:

  1. Olá!
    Já vejo o teu blogue há um tempo. Tem evoluído.
    Ontem gostei imenso de ler: apesar de não ser de uma forma tão consciente como vocês acho que também vou pelo mesmo caminho: das coisas simples, mais naturais, com mais valor ao tempo que temos para nós e os outros.
    Ontem tb segui um link teu e consegui finalmente resolver uma dúvida que tinha no tricot.
    Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar