terça-feira, 15 de maio de 2012

Aprender em Casa

Um dos meus sonhos por concretizar é educar os meus filhos em casa. Educar no sentido de lhes dar escola em casa. Sim, ensino doméstico. Cada dia que passa sinto que é esse o meu objetivo na vida, ou pelo menos um dos objetivos. Estou triste e frustrada com o sistema de ensino e sinto que faria muito mais por eles em casa do que se faz na escola. Acredito que cada criança tem a sua forma de aprender, que não são todos iguais, felizmente! Cá em casa são três, e todos eles com formas de aprender diferentes. Tento sempre que a criatividade seja o ponto central, que a liberdade de expressão seja sempre respeitada e aproveito todos os momentos fora de casa para fazer da natureza a escola. Claro que depois de um dia de escola fora de casa é difícil motivá-los para qualquer coisa que peça concentração, mas mesmo assim vamos conseguindo um equilibrio e vamos encontrando coisas que lhes despertam interesse.
Já pensaram que a cozinha pode ser um laboratório de matemática? E o lego? E a horta e os passeios, são aulas de ciências. E os livros e as histórias são bons para aprender a ler, a escrever a viver e a sonhar. E a criatividade e a magia estão em tudo, basta querer e acreditar. Com recortes, origamis, tricô, trabalhamos a motricidade fina e a criatividade. Nestas idades é essencial que eles desenhem o que lhes vai na alma, sem barreiras, sem regras. É deixá-los voar nas asas da imaginação. E desse trabalho resultam coisas fantásticas!
Outra das coisas que sinto ser importante e a que não se dá impotância é as tarefas de casa. Acho importante as crianças saberem fazer as suas próprias camas, saberem preparar um pequeno almoço, ajudarem a pôr a mesa e a arrumar a cozinha, arrumarem a sua própria roupa. Não pretendo que façam as tarefas domésticas, pretendo sim, que sejam autónomos e a autonomia só se consegue fazendo as coisas. E com os horários apertados e as correrias do dia a dia eles crescem sem saber o básico. 
Por todas estas razões, acho que o ensino doméstico é aquilo que quero para os meus filhos. Se lá vou conseguir chegar, isso não sei, mas é esse o meu sonho. 

    Pintura da Madalena agora sim, acabada!! A outra estava por acabar segundo a artista
    Madalena's painting is now finished. The other wasn't, she happened to tell me

    Lourenço na matemática com o seu novo jogo e Madalena a estudar inglês
    Lourenço playing with his new maths game and Madalena studying english

    Os rapazes e a plasticina
    Boys playing with Plasticine

    Simão a desenhar...  ou a fazer construções??
    Simão drawing... or just building something??

    Pintura com giz
    Painting with chalk

6 comentários:

  1. Uaua, Raquel não podia concordar mais contigo. Por um lado sinto-me felizmente por não ter filhos, por isso não tenho de passar pelos dilemas que passas com o sistema de ensino. Do que conheço e apesar de muitas controversias, o sistema Waldorf é um daqueles que mais me atrai, pecisamente por concentrar muito da sua atenção na criatividade e em todas as coisas terem uma razão de ser para serem feitas da maneira que são. Infelizmente não há por cá, embora exista uma associação, mas penso que está um pouco para o morta.
    Quanto ao ensino em casa, o que menos me atrai é a falta de contacto das crianças com outras crianças e essa aprendizagem da diferença que se faz com os outros. Em casa sinto que crescem numa redoma, demasiado moldadas pelo nosso modelo pessoal, que não é bom nem mau, simplesmente é apenas uma visão entre tantas outras. Mas estou certa que até para este que senão já tens solução...por isso força aí que tens umas crianças lindas :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! :) A parte da sociabilização consegue-se de outras formas e até mais saudavéis. Não conheço casos de crianças que tenham crescido fechadas por causa do ensino doméstico. Em relação à pedagogia waldorf, espero tirar o curso assim que chegar aao Continente. A Associação aqui na Terceira está de facto parada, mas não por falta de vontade de quem a fundou.
    O ensino doméstico pode ser uma coisa fantástica se levado a sério!! :)

    ResponderEliminar
  3. Mesmo no continente não há muitos locais que adoptem a pedagogia Waldorf (penso que só em lisboa, um no Algarve e agora um jardim de infância perto do Porto). Se o ensino domestico não é uma opção, torna-se difícil fazer uma escolha que privilegie a criatividade e a sensibilidade, que dê mais importância ao processo do que aos resultados... Eu acompanho este blog com muita atenção pelo que mostra do que se pode fazer com as criancas em casa. O meu folho tem apenas 20 meses mas é sempre bom ir guardando ideias!

    ResponderEliminar
  4. Olá Raquel,
    Gostei de ler este post. Vai de encontro ao que penso em relação à educação que devemos proporcionar às crianças no seio familiar.
    Já no que respeita concretamente à educação escolar em casa, a ideia agrada-me, mas confesso que não tenho uma opinião devidamente fundamentada sobre o assunto. Um destes dias tu e o Zé poderão falar-me sobre isto.
    Abraços para todos!
    - m

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Miguel. Com todo o gosto. Mas mesmo nós, temos ainda muito a aprender sobre este tema. Estou completamente embrenhada nele, procuro muita informação a toda a hora, faço experiências com os miúdos todos os dias e vejo que as coisas funcionam, quero tirar um curso de pedagogia waldorf e sei que é este o caminho.Obrigada pelo apoio. Um beijinho para vocês.

      Eliminar
  5. Querida Mãe Raquel, Eu acho que qualquer dia fundas a pedagogia Marques Oliveira e terás uma longa fila para as inscrições ;) Vou pescar lá nos USA ainda mais informação sobre o Montessori para quando estivermos mais juntos podermos desenhar com cada vez mais abrangência um método de nos irmos ensinando (eles e nós) a seguir sempre aprendendo.
    Abraço enorme aos pimpolhos e graúdos, is

    ResponderEliminar