terça-feira, 10 de julho de 2012

Mandalas para Colorir


Houve uma época em que as mandalas faziam parte dos passatempos dos miúdos cá de casa. Tinhamos uma prateleira da sala, juntamente com os lápis de côr, canetas de feltro e aguarelas, onde guardávamos as mandalas impressas, e sempre que lhes apetecia pintar uma mandala, ali estava ela prontinha!
Há uns tempos, quando a impressora avariou deixámos de imprimir mandalas, mas tenho sempre dito a mim própria que devia voltar à arte das mandalas com os miúdos. E assim resolvi aproveitar para aqui deixar uma pequena explicação do porquê das mandalas e porque são tão importantes no desenvolvimento das crianças. Claro que aproveitámos para voltar a esta actividade.
Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, e universalmente, a mandala é o símbolo da totalidade e da harmonia. É muito útil pintar mandalas com crianças pois ajuda-as a concentrarem-se e dá-lhes flexibilidade  intelectual, e claro, leva-as a explorarem a criatividade.
Ao pintar mandalas deve obedecer-se a algumas regras, mas quando se trata de crianças pequenas devemos deixá-las dar asas à imaginação. Com crianças mais crescidas já é possível seguir algumas regras. Aqui ficam algumas ideias muito básicas que devemos ter em conta quando pintamos mandalas:
(informação retirada de www.mundodasmandalas.com)

1. Não se deve obrigar uma criança a pintar uma mandala se ela não o quiser fazer.
2. Devemos deixar a criança escolher qual a mandala que deseja pintar e quais as cores que deseja utilizar.
3. Respeitar o desejo criativo da criança, tendo em conta que a mandala tem um lado interior e outro exterior e que ao começar-se a pintura por um dos lados se deve respeitar essa ordem até ao final. Ao começar a pintura pelo interior da mandala estamos a libertar energias guardadas dentro de nós e ao começarmos a pintura pelo exterior da mandala estamos à procura do nosso próprio centro, é quase como uma busca interior.
4. Devemos acompanhar a pintura com música relaxante, pintar em conjunto com as crianças e dar tempo para a conclusão das mandalas.
5. Não se deve castigar as crianças privando-as desta atividade.
6. Não se deve iniciar uma nova mandala sem se ter acabado a anterior.
7. Não devemos nunca criticar as escolhas criativas da criança nem devemos obrigá-la a mostrar ou expor a sua mandala se não se sentir confortável para isso.
8. Divirtam-se muito!!!

8 comentários:

  1. A minha filhota e os miudos que guardo também gostam de colorir mandalas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós adoramos pintar mandalas. E podes pincelar com azeite e pendurar numa janela. Ficam mesmo bonitas.

      Eliminar
    2. Olá minha querida! Como tu bem sabes sou fã incondicional das mandalas e por muito que as estude ainda não sei tudo sobre elas. Mas vou dar-te uma sugestão que faço com os meus alunos e que poderás fazer com os teus filhotes: uma vez terminada uma mandala, podes colocá-las dentro de um jornal e pintá-la com azeite em abundância; deixas lá ficar durante três ou quatro dias e quando a tirares ficará translúcida, quase como um vitral. Podes então colocá-la numa janela que fique virada para este e aproveitar a luz que dali te chegará(atenção que as mandalas com os desenhos, como é o caso da dos comboios que aqui mostras, são divertidas de pintar mas não são as verdadeiras e não deverás utilizar para esta atividade). Só podes colocar uma mandala de cada vez! Bjos grandes. Saudades!

      Eliminar
    3. Sou eu, a tua amiguita do coração, a Sara Fernandes claro!!!

      Eliminar
    4. E já agora, se quiseres, podem ser vocês mesmos a desenhar as vossas próprias mandalas, algo que também fiz este ano com os meus alunos. Nem acreditavas se as visses...até fizemos uma gigantesca que ficou linda de morrer!!! Experimenta, a Madalena já consegue de certeza... pode não fazer bem nas primeiras vezes mas depois vai conseguir! Eu conheço-a e sei do que ela é capaz...

      Eliminar
    5. Obrigada Sarita! Daqui a pouco tempo já estaremos juntas e podemos voltar a partilhar muita coisa. Que saudades desses tempos. Foste tu quem nos mostrou as mandalas pela primeira vez. Obrigada!! :)

      Eliminar
  2. Adoro mandalas,

    Não tenho crianças, mas adoro a actividade para mim. Agora estou a pintar uma tela com um para colocar na minha sala. E o melhor é que para pessoas pouco dotadas para a pintura como eu, os mandalas saem sempre lindos..Quando terminar publico no blog Quinta Vinagreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Cecília. Obrigada pelos livros. Vou mandá-los pela eugénia. Quero ver essas mandalas!! :)

      Eliminar