Houve uma época em que as mandalas faziam parte dos passatempos dos miúdos cá de casa. Tinhamos uma prateleira da sala, juntamente com os lápis de côr, canetas de feltro e aguarelas, onde guardávamos as mandalas impressas, e sempre que lhes apetecia pintar uma mandala, ali estava ela prontinha!
Há uns tempos, quando a impressora avariou deixámos de imprimir mandalas, mas tenho sempre dito a mim própria que devia voltar à arte das mandalas com os miúdos. E assim resolvi aproveitar para aqui deixar uma pequena explicação do porquê das mandalas e porque são tão importantes no desenvolvimento das crianças. Claro que aproveitámos para voltar a esta actividade.
Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, e universalmente, a mandala é o símbolo da totalidade e da harmonia. É muito útil pintar mandalas com crianças pois ajuda-as a concentrarem-se e dá-lhes flexibilidade intelectual, e claro, leva-as a explorarem a criatividade.
Ao pintar mandalas deve obedecer-se a algumas regras, mas quando se trata de crianças pequenas devemos deixá-las dar asas à imaginação. Com crianças mais crescidas já é possível seguir algumas regras. Aqui ficam algumas ideias muito básicas que devemos ter em conta quando pintamos mandalas:
(informação retirada de www.mundodasmandalas.com)
1. Não se deve obrigar uma criança a pintar uma mandala se ela não o quiser fazer.
2. Devemos deixar a criança escolher qual a mandala que deseja pintar e quais as cores que deseja utilizar.
3. Respeitar o desejo criativo da criança, tendo em conta que a mandala tem um lado interior e outro exterior e que ao começar-se a pintura por um dos lados se deve respeitar essa ordem até ao final. Ao começar a pintura pelo interior da mandala estamos a libertar energias guardadas dentro de nós e ao começarmos a pintura pelo exterior da mandala estamos à procura do nosso próprio centro, é quase como uma busca interior.
4. Devemos acompanhar a pintura com música relaxante, pintar em conjunto com as crianças e dar tempo para a conclusão das mandalas.
5. Não se deve castigar as crianças privando-as desta atividade.
6. Não se deve iniciar uma nova mandala sem se ter acabado a anterior.
7. Não devemos nunca criticar as escolhas criativas da criança nem devemos obrigá-la a mostrar ou expor a sua mandala se não se sentir confortável para isso.
8. Divirtam-se muito!!!
A minha filhota e os miudos que guardo também gostam de colorir mandalas !
ResponderEliminarNós adoramos pintar mandalas. E podes pincelar com azeite e pendurar numa janela. Ficam mesmo bonitas.
EliminarOlá minha querida! Como tu bem sabes sou fã incondicional das mandalas e por muito que as estude ainda não sei tudo sobre elas. Mas vou dar-te uma sugestão que faço com os meus alunos e que poderás fazer com os teus filhotes: uma vez terminada uma mandala, podes colocá-las dentro de um jornal e pintá-la com azeite em abundância; deixas lá ficar durante três ou quatro dias e quando a tirares ficará translúcida, quase como um vitral. Podes então colocá-la numa janela que fique virada para este e aproveitar a luz que dali te chegará(atenção que as mandalas com os desenhos, como é o caso da dos comboios que aqui mostras, são divertidas de pintar mas não são as verdadeiras e não deverás utilizar para esta atividade). Só podes colocar uma mandala de cada vez! Bjos grandes. Saudades!
EliminarSou eu, a tua amiguita do coração, a Sara Fernandes claro!!!
EliminarE já agora, se quiseres, podem ser vocês mesmos a desenhar as vossas próprias mandalas, algo que também fiz este ano com os meus alunos. Nem acreditavas se as visses...até fizemos uma gigantesca que ficou linda de morrer!!! Experimenta, a Madalena já consegue de certeza... pode não fazer bem nas primeiras vezes mas depois vai conseguir! Eu conheço-a e sei do que ela é capaz...
EliminarObrigada Sarita! Daqui a pouco tempo já estaremos juntas e podemos voltar a partilhar muita coisa. Que saudades desses tempos. Foste tu quem nos mostrou as mandalas pela primeira vez. Obrigada!! :)
EliminarAdoro mandalas,
ResponderEliminarNão tenho crianças, mas adoro a actividade para mim. Agora estou a pintar uma tela com um para colocar na minha sala. E o melhor é que para pessoas pouco dotadas para a pintura como eu, os mandalas saem sempre lindos..Quando terminar publico no blog Quinta Vinagreira.
Boa Cecília. Obrigada pelos livros. Vou mandá-los pela eugénia. Quero ver essas mandalas!! :)
Eliminar