segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Bolo de Aniversário do Pai Zé Maria



Há já algum tempo que me meti nesta aventura dos bolos vegan, mas não tem sido fácil alcançar bons resultados. Os muffins resultam na perfeição, mas os bolos de aniversário têm-se mostrado difíceis de conseguir. Este foi o primeiro digno de ser postado. 
Claro que, como em tudo na vida, as opiniões dividem-se. Há aqueles que gostam de bolos vegan, com pouco açúcar e textura diferente, e há aqueles que dizem logo que não sabe a nada. A minha sobrinha Inês disse logo que estava horrível, que não sabia a nada. Eu gosto de bolos assim. Já me habituei de tal forma a bolos com pouco ou nenhum açúcar e sem ovos nem manteiga, que dificilmente como um bolo normal. Isto só para dizer, que quem estiver habituado a bolos vegan vai concerteza gostar deste! Quanto a mim, o único defeito que lhe encontrei foi ter cozido um pouco demais. É um cuidado a ter nos bolos vegan. No final da cozedura, se ainda vier um pouco de bolo agarrado ao palito, então está na hora de desligar o forno. Não podemos seguir o truque dos bolos normais, ou fica um pouco seco. Mas comestível na mesma... 
A cobertura do bolo estava deliciosa e se por acaso vos acontecer cozerem demasiado o bolo, podem sempre abri-lo ao meio e rechear com o mesmo creme da cobertura. De chorar por mais!!!
Para os meus amigos vegan... um bolo a não perder!!!


Ingredientes para o bolo:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de amido de milho
1 copo de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 copos de café 
2 colheres de chá de vinagre
1 copo de açúcar mascavado 
(para os mais gulosos, 2 copos, ou acrescentar um copo de geleia de milho)
1 copo de óleo de coco

Ingredientes para a cobertura:
2 copos de leite de soja
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/5 copo de água morna
1 colher sopa de amido de milho

Numa taça juntar todos os ingredientes secos peneirados. Noutra taça juntar todos os ingredientes líquidos e mexer bem. Juntar tudo e bater com a batedeira. Levar ao forno pré aquecido a 200ºC durante cerca de 40 minutos numa forma redonda sem buraco.
Para a cobertura, misturar todos os ingredientes num tacho e cozer em lume brando até ficar cremoso. Quem tiver uma bimby tem a vida ainda mais facilitada. Juntar tudo na velocidade 4 a 70ºC!! :)
Cobrir o bolo com este creme depois de estar frio. Quem queira pode também recheá-lo.
Para aqueles menos radicais como eu, espalhar raspas de chocolate amargo e de chocolate branco por cima do creme da cobertura. Dá-lhe aquele toque...
Bom apetite e bom aniversário!!

3 comentários:

  1. Eu cá adoro bolos vegan, tenho que experimentar!!! :) Existe um - que não sei da receita - com maçã e banana, genial! Seduz todo o mundo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer doces de uma forma mais saudável é mesmo bom!! :) Vou procurar uma receita que conjugue esses ingredientes...

      Eliminar
  2. Estava uma delícia! Podia estar menos seco, é verdade, mas estava delicioso.

    ResponderEliminar