quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Peixes


A Luísa Pitadas, que tem um blogue sobre ensino doméstico que eu gosto muito de espreitar, convidou-me para participar num outro blogue, onde várias famílias em ensino doméstico apresentam alguns trabalhos. A coisa funciona da seguinte maneira: a Luísa dá-nos um tema de quinze em quinze dias e nós temos que o trabalhar da forma que melhor entendermos. No final desses quinze dias todas as famílias que o queiram fazer podem postar o seu trabalho e comparamos as diversas abordagens. É muito engraçado ver como cada família tem a sua forma de trabalhar e desenvolver diferentes assuntos. 
Esta quinzena, até 15 de Novembro, o tema era "Peixes". Nós trabalhámos o tema da forma que as crianças quiseram. Não estavam muito viradas para grandes pesquisas e voltaram-se mais para as artes. Origamis é uma atividade muito querida cá por casa e faz parte da nossa "escola" sempre que possível. Por isso, resolvemos fazer peixinhos em Origami. Vários tipos de peixinhos. Cada um fez o seu e pintou-o da forma que entendeu. Eu também participei, claro. Nunca perco uma oportunidade!!
Ao mesmo tempo, estamos a estudar os Romanos em História. Esta disciplina faz parte do currículo do 5ºano mas nós fazêmo-la para todos. Até o Lourenço tem aprendido umas coisas. Durante o nosso estudo sobre os Romanos, descobrimos que o "peixe" era um dos símbolos secretos dos cristãos aquando da ocupação romana na Península Ibérica e fizeram-se muitos mosaicos romanos com a figura do peixe. Logo, como já andávamos há algum tempo a querer pintar um mosaico romano, resolvemos fazer um com a figura do peixe.
Se quiserem seguir os nossos trabalhos podem encontrá-los aqui. Vamos, a partir de hoje, responder sempre que possível, aos desafios da Luísa.
Espero que gostem! 

3 comentários:

  1. Olá outra vez! :) Como faço para poder ver esses magníficos blogs de que fala no post?

    "http://diasdovalebom.blogspot.com/

    Parece que não foi convidado para ler este blogue. Se pensa tratar-se de um erro, deverá contactar o autor do blogue e solicitar um convite."

    Isto acontece-me constantemente (sou muito curiosa e viajo muito pelo blogger, apesar de ser um tanto preguiçosa com o meu e no qual não escrevo nada há mais de um ano).

    ResponderEliminar