quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Malassadas

Aqui na ilha Terceira, na época do Carnaval, que é vivido com bastante entusiamo por parte dos terceirenses, para além dos bailinhos e festas de máscaras, fazem-se as famosas filhózes ou malassadas.
Cá em casa, somos uns apreciadores das ditas filhózes e por isso resolvi aventurar-me no seu fabrico. Sairam bem e não sobrou nem uma. O que vale é que somos muitos, contando com as amigas que se juntam a nós tantas vezes.
Aqui vos deixo a receita que mais uma vez retirei do livro "do convento para a bimby". Vou explicar a fórmula bimbólica e a fórmula tradicional. Espero que gostem!!!


Ingredientes para 20 malassadas:
Para a levedura:
30g de fermento de padeiro fresco
35g de açúcar (usei amarelo)
40g de água
50g de farinha tipo 65

Para a massa:
500g de farinha tipo 65
50g de leite
35g de manteiga à temperatura ambiente (usei creme vegetal)
50g de açúcar (usei amarelo)
20g de aguardente
4 ovos
açúcar para polvilhar

Na bimby:
colocar no copo o fermento, o açúcar e a água e programar 10seg/ vel.3. Adicionar a farinha e programar o mesmo. Com a ajuda da espátula, baixar o que ficou na parede do copo e programar novamente 10seg./ vel.3. Deixar repousar 30 minutos.
Adicionar todos os ingredientes da massa à levedura e programar 2min. velocidade espiga. Retirar a massa para uma taça e deixar levedar durante 1 hora num local morno. (Aqueci o forno a 50ºC e depois de o desligar colquei a taça lá dentro).
Com as mãos bastante molhadas, retirar pedaços de massa e esticar com os dedos. Fritar e no final polvilhar com açúcar. 
As mãos devem estar bem molhadas para que a massa não se cole aos dedos e o óleo não pode estar muito quente, ou as malassadas ficam tostadas por fora e cruas por dentro.

Modo tradicional: 
Dissolver o fermento na água e juntar o açúcar e a farinha mexendo bem para fazer a levedura.
Peneirar a farinha para um alguidar, fazer um buraco no meio e deitar lá dentro a mistura da levedura, a manteiga derretida, o açúcar, a aguardente, os ovos um a um e amassar muito bem como se fosse massa de pão. Juntar o leite e continuar a amassar.
Deixar levedar durante 1 hora.
Com as mãos bem molhadas com água, esticar pequenos pedaços de massa e fritar em óleo.
Depois de fritas, passar por açúcar e canela.
Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário