sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sericaia

"Deu agora meio-dia; o sol é quente
Beijando a urze triste dos outeiros
Nas ravinas do monte andam ceifeiros
Na faina, alegres, desde o sol nascente(...)"
Trecho do poema "Alentejano" de Florbela Espanca


Este Natal, ofereceram-me o livro "do convento para a bimby" de onde retirei este pequeno excerto e a maravilhosa receita de Sericaia.  Ando doida para fazer as receitas fantásticas que lá estão, mas tenho que me controlar... 
Aqui na Terceira, onde estou, celebra-se o dia das amigas, assim como o dos amigos, dos compadres e o das comadres. Estes dias estão relacionados com a data do Carnaval e por isso são sempre móveis. Este ano, no dia das amigas, resolvemos fazer um jantar cá em casa com as amigas, e o amigo cá de casa foi o nosso cozinheiro!!! Claro que a sobremesa ficou por minha conta e resolvi experimentar fazer uma Sericaia, que não é nada açoriana mas sim alentejana.
Aviso desde já que é mesmo difícil  parar de comer depois de se degustar a primeira colher!!! Simplesmente fantástica!!!
A única alteração que fiz desta vez  foi o açúcar amarelo que uso sempre no lugar do branco e usei a velocidade inversa para não desfazer a casca do limão.
Deliciem-se!!
Vou aqui deixar a preparação feita na bimby, assim como o método tradicional.

Ingredientes:
6 ovos
200 grs de açúcar amarelo (claro!!!)
toda a casca de um limão sem a parte branca
90 grs de farinha tipo 55
750 grs de leite
1 pau de canela
1 pitada de sal
canela em pó para polvilhar

Na Bimby:
no copo limpo colocar a borboleta e bater as claras em castelo com uma pitada de sal 6min / vel3 1/2. Reservar.
Ainda com a borboleta no copo deitar as gemas, o açúcar e a casca de limão e bater 5min / vel3. Aqui, usei a velocidade inversa para que as cascas do limão não se partissem. Convém dar uma espreitadela :)
Retirar a borboleta, adicionar a farinha e envolver 10seg / vel3.
Adicionar o leite e o pau de canela e programar 10min / 90ºC / vel2.
Retirar o pau de canela e a casca de limão e despejar este creme para uma taça. Adicionar cuidadosamente, com a ajuda de uma vara de arames, as claras ao creme acabado de fazer.
Dispor num prato redondo de barro colheradas grandes e desencontradas, começando do centro para as margens do prato, para que a sericaia abra fendas ao cozer. Só vai abrir as fendas no final dos 30 minutos de cozedura. Polvilhar com muita canela.
Colocar no forno pré aquecido a 200ºC e no final dos 30 minutos verificar se está cozida por dentro. Se necessário, baixar o forno para 150ºC para que a sericaia acabe de cozer.
Servir com ameixas de Elvas em calda (se as encontrarem)!!!!

Modo tradicional:
separar cuidadosamente as gemas das claras e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Dissolver a farinha no leite com muita paciência e misturar as gemas, o pau de canela e a casca do limão. Levar a lume baixo e deixar ferver sem parar de mexer. Retirar o recipiente do lume e deixar arrefecer. Tirar o pau de canela e a casca de limão. Bater as claras que tinha reservado em castelo bem firme com uma pitada de sal e no final envolver no preparado anterior. 
Num prato de barro, deitar o creme com uma colher grande às colheradas desencontradas.
Polvilhar abundantemente com canela e levar ao forno quente para crescer e abrir fendas. 
(adaptado da receita do site pt.petitchef.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário